top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Motovelocidade

27 de novembro de 2025 às 18:41:37

Redação

1.500 atletas das modalidades individuais chegam a Cuiabá

 O calor cuiabano recepcionou os 1500 atletas das modalidades individuais que desembarcam na capital mato-grossense nesta quarta-feira, 02 de novembro, para a 64ᵃ edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Atletas experientes e iniciantes, delegações grandes e pequenas, todos na grande expectativa para o maior evento esportivo universitário do país, que acontecerá de 03 a 12 de novembro em 17 praças esportivas de Cuiabá.


Para o atleta paralímpico da natação da UNISC-RS Mauricio Scota, a expectativa é grande, já que a modalidade entra pela primeira vez no JUBs. “No sul não tinha a modalidade paralímpica e competi com os demais atletas e me classifiquei para o JUBs. Venho me dedicando nos dois últimos anos e meu sonho é fazer parte da Seleção Brasileira Paralímpica de 2020 e este campeonato é uma pré-etapa importante”, afirmou.

Já o atleta da natação da UNINASSAU-PE Marcos Matos, aproveitou a vinda a Cuiabá para reencontrar a tia que mora na cidade. “Já tenho uma guia na cidade, estou muito feliz de vir. E a vontade é de estar primeiramente na final, conquistar uma medalha e dar um orgulho para a tia”, disse. “Já estou com muito orgulho, meu coração está pulando para fora de ver ele”, completou a tia, Daniele Peixoto.

A dupla de vôlei de praia da AVANTIS-SC, Samile Ribeiro e Thais Santana dos Santos, assim como sua Instituição de Ensino Superior, participam pela primeira vez do JUBs. “Logo de cara já fomos recebidas pelo calor, e viemos antes da competição, justamente para nos ambientar. No vôlei de praia, o vento, calor e a chuva influenciam muito no jogo”, contou Thais. A parceira ainda completou. “Essa será uma experiência incrível, por mais que a gente almeje o pódio, só de participar levaremos muitas experiências na bagagem”, finalizou.

Boulevard dos Atletas recebe as delegações

Com a proximidade da abertura dos 64º Jogos Universitários Brasileiros e a chegada das delegações, o ambiente preferido de integração entre atletas e dirigentes é com certeza o Boulevard dos Atletas, localizado dentro da Arena Pantanal.

Por lá, os atletas podem encontrar uma série de atividades para seu entretenimento e bem-estar, além da possibilidade de rever amigos e participantes de outros jogos universitários realizados pelo país

O centro de convivência dos atletas começou a sentir essa movimentação logo pela manhã (02.11), com a chegada das primeiras delegações, que contam com um total de 27 estados, divididas entre atletas e dirigentes. No espaço, a diversidade de atrações relacionadas ao esporte e entretenimento começou a atrair quem passa. Entretanto, a sensação do local deverá ser a área reservada aos Jogos Virtuais, onde acontecerão disputas entre os dias 04 e 06 de novembro.

Durante a tarde, o Boulevard dos Atletas recebeu a visita de dirigentes de Federações Universitárias Estaduais (FUEs) de diversos estados do país, que não pouparam elogios com relação à estrutura e organização do evento.

“Acho excelente podermos contar com ambientes como esses, porque ajudam com que os atletas quebrem um pouco a tensão das competições, principalmente para aqueles que participam pela primeira vez de eventos esportivos dessa importância, fazendo com que se sintam mais à vontade”, reforça Clayton Alves de Souza, técnico da seleção de Judô de Pernambuco.

Quem também gostou muito do espaço foram os atletas do Rio Grande do Norte, com uma delegação com um total de 130 atletas, uma das maiores do evento: “Estou no quarto lugar do ranking das Federações e muito feliz de estar aqui. Chegamos ontem e já foi possível rever alguns atletas de competições passadas”, contempla Daniel Kuba, atleta da Federação Norteriograndense de Desporto Universitário (FNDU).

O atual presidente da delegação do Paraná, Ney de Lucca Mecking, veterano em Jogos Universitários, com 44 anos de participação no evento, fala sobre a interação entre esporte e culturas. “A força transformadora do esporte, aliada à educação, proporciona uma significativa inclusão social e um ganho para toda sociedade, além de conseguir fazer uma diferença na rotina das cidades por onde o evento passa. E ter espaços como este Boulevard, faz com que essa troca de culturas e experiências aumente e fortaleça a união das pessoas”.

É unânime a opinião de todos, que cada ano o evento toma mais forma e força, e aponta como Jogos Universitários são importantes para o desenvolvimento humano. Além de possibilitar a  geração de oportunidades por meio da educação, complementada através do esporte.

Comentários


Próximos Jogos
Mato-Grossense

1

Mixto

18

8

12

2

Cuiabá

16

8

13

3

Operário VG

16

8

7

4

Primavera

13

8

6

5

Nova Mutum

10

8

-11

6

União Rondonópolis

9

8

-1

7

Luverdense

8

8

-7

8

Sport Sinop

5

8

-10

9

Academia

1

8

-9

bottom of page