Na tarde desta quarta-feira (16), a CBF reuniu os 64 clubes participantes doCampeonato Brasileiro da Série D para a realização do primeiro conselho técnico da competição desde sua estreia no calendário do futebol brasileiro. Assim como nos encontros para tratar dos Brasileiros Série A, B e C, o conselho da Série D debateu formato da disputa, itens de regulamento, protocolo médico, novidades e premiações.
Durante a reunião virtual, o Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, aproveitou para comunicar o aumento de 8,5 milhões de reais no orçamento do campeonato para a temporada 2022.
A quantia será dividida em repasses aos times participantes – cada um receberá R$120 mil – e na premiação para as quatro equipes que ascenderem à Série C. No total, a CBF investirá cerca de 60 milhões de reais na organização da Série D, garantindo transporte, hospedagem, alimentação, custos de arbitragem e dopagem, entre outros gastos para a realização das partidas.
Cotas e premiações
A CBF também estipulou uma premiação a ser distribuída para os quatro clubes que conseguirem o acesso.
1º lugar: 320 mil reais + veículo FIAT.
2º lugar: 250 mil reais + veículo FIAT.
3º lugar: 150 mil reais.
4º lugar: 100 mil reais.
Fórmula de disputa
Os clubes decidiram sobre o formato da competição. Em relação ao último ano, o Brasileiro Série D virá sem a fase preliminar, começando direto na etapa de grupos regional. A disputa começa no dia 17 de abril e vai até 25 de setembro.
Os quatro melhores de cada chave avançam para o mata-mata.
Confira o grupo dos times mato-grossenses e os duelos da 1ª rodada:
Grupo A5:
Ceilândia-DF
Costa Rica-MS
Iporá-GO
Operário Várzea-grandense
Ação
Grêmio Anápolis-GO
Anápolis-GO
Brasiliense
Primeira rodada – 17/4 ou 18/4
Iporá-GO x Operário-VG
Ação x Grêmio Anápolis