A cinco jogos para o fim, veja as probabilidades do Cuiabá no Brasileirão
- Redação
- 18 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
O Cuiabá venceu o Internacional, na última quarta-feira (17), e conquistou três importantes pontos para a permanência na Série A do Brasileirão. Com o triunfo, a equipe auriverde foi a 42 pontos, próximo da meta estabelecida pelo clube desde a chegada do técnico Jorginho – 45 pontos. Até o fim do campeonato, o Dourado tem três confrontos diretos pela frente, com o foco em seguir pontuando para se afastar do grupo dos quatro últimos colocados.
Segundo o site Chance de Gol, o número ideal para se ver livre do rebaixamento é 47 pontos. Porém, na marca dos 45 a chance de permanecer na Série A é acima de 80%.
Como efeito de comparação, em 2020 o primeiro time entre os rebaixados foi o Vasco, com 41 pontos. Em 2019, o Ceará se livrou da queda para a segunda divisão com 39 pontos, seis a menos do que a meta prevista. De 2017 pra cá, nenhum time precisou somar 45 pontos para se manter na Série A, o que aumenta a expectativa do torcedor cuiabanista.
Em 12º lugar com 42 pontos, o Cuiabá tem 6,8% de chance de rebaixamento após a vitória sobre o Inter, pela 33ª rodada. Em 2018, o Sport foi rebaixado com a atual pontuação do Auriverde, portanto, o consenso aponta que garantido está quem alcança 45 pontos.
Segundo os cálculos do site Chance de Gol, a probabilidade de classificação à Copa Sul-Americana é de 43,9%. Para se garantir no torneio continental, as projeções miram a marca de 49 pontos. Mas com a possibilidade de G9, a chance de disputar a competição deve aumentar.
As estatísticas são feitas tendo como base as possibilidades dos resultados para cada um dos jogos ainda não realizados no campeonato.
Até o fim do Brasileirão, o Dourado encara: Bahia (f), Palmeiras (c) Athletico-PR (f), Fortaleza (c), Santos (f). Dos confrontos que restam, três são diretos na briga contra o Z4, todos fora de casa.















Comentários