Academia Popular será instalada em São Félix e Colíder
- Redação
- 11 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
O deputado estadual Silvano Amaral (PMDB) é autor de indicações que apontam a necessidade de implantar academias populares no Setor Zumbi, no município de São Félix do Araguaia, e outra na Sociedade de São Vicente de Paulo, na cidade de Colíder. Na justificativa da matéria, o parlamentar faz um alerta sobre as doenças desencadeadas pela falta de atividade física. “O sedentarismo é um veneno para nossa saúde, pode matar, mas também tem cura. Por isso, mostramos a necessidade de instalação das academias e sem custo ao cidadão”, alegou o parlamentar.
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Cambrigde (Inglaterra) feita com mais de 300 europeus, que indica que o número de mortes atribuídas à falta de atividade física é o dobro das que são atribuídas à obesidade. Segundo os estudiosos, um aumento modesto da atividade física já pode ter benefícios significativos.
Nesse sentido, a preocupação do parlamentar é em relação à falta de atividade física e ao sedentarismo, que estão associados ao aumento do risco de morte precoce, doenças cardíacas e ao câncer. Vale ressaltar que, embora o sedentarismo também contribua com o aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) e obesidade, a associação com a morte precoce é independente do IMC de cada pessoa.
O projeto da academia popular, ou Academia ao Ar Livre como é conhecida, teve início com a Academia da Melhor Idade, em 2005, inserida ao Programa Brasil Saudável, do Ministério da Saúde. Os equipamentos não têm peso e usam apenas a força do corpo para os exercícios de musculação, alongamento e simulação da academia.
O autor das indicações e também de uma emenda parlamentar no valor de R$ 50 mil que garante a instalação de uma academia popular, em Poconé, considera justa e imprescindível a instalação desse tipo de equipamento de maneira gratuita e destaca que a maior preocupação é com a melhoria da condição física e a qualidade de vida da população.
As indicações foram encaminhadas para os secretários de Estado de Cidades, e de Cultura, Esportes e Lazer, Eduardo Chiletto e Leandro Carvalho, respectivamente.















Comentários