Aos 12 anos, tenista mato-grossense é o melhor do país
- Redação
- 14 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Pela primeira vez em seis anos de treino, o mato-grossense Richard Gama, 12 anos, chegou ao 1º lugar do ranking nacional de tênis, na sua categoria, conforme a Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Após vencer o Circuito Juvenil Correios, na categoria dupla, e chegar à semifinal na simples (individual), Richard, que estava no 2º lugar do ranking, ocupa desde a última sexta-feira (10/04), o melhor lugar da lista que tem outros 157 atletas de todo o país.
Richard tem o sonho de ser tenista profissional e, para isso, divide seu tempo entre a escola e os treinos, que acontecem cinco vezes por semana, em Cuiabá. “Chegar ao primeiro lugar do ranking nacional não foi fácil, mas valeu cada dia de treino. Minha dedicação é exclusiva ao tênis, por isso é emocionante estar em 1º lugar. A cada competição tenho mais experiência e construo minha trajetória em busca do sonho de ser tenista profissional. Pretendo continuar treinando forte para permanecer entre os melhores do país”, destaca.
Presidente da Federação Mato-Grossense de Tênis (FMTT), Rivaldo Barbosa, tem acompanhado a evolução de Richard nos últimos anos e avalia que a conquista do primeiro lugar não tenha sido por acaso. “Ele progrediu muito e tem competência técnica para estar em 1º lugar no ranking nacional. Ele está num bom momento e embora tenha apenas 12 anos, já apresenta maturidade. Sabemos que o ranking muda toda semana, mas a visão tem que ser mantida em longo prazo. A Federação o apoia e incentiva a continuar evoluindo”, ressalta Barbosa.
Com 1,45 de altura e 34 quilos, o tenista tem se destacado nas competições por todo o país e subido no ranking, atualizado sempre às sextas-feiras. Desde fevereiro, ele já esteve em 3ª, 4ª e 6ª lugares. Em 2015, o tenista, que é o único mato-grossense na sua categoria, já venceu 38 das 46 partidas que disputou. Isso representa 82,6% de aproveitamento. A próxima competição de Richard acontece em Santa Catarina, no mês de maio.
Ranking Nacional de Tênis
Seguindo o formato adotado pela ITF (International Tennis Federation), Cosat e outros Órgãos Internacionais, o Ranking Nacional Infanto-Juvenil de simples é composto pela pontuação obtida pelo tenista nas provas de simples e duplas. São considerados os nove melhores resultados de simples mais os nove melhores resultados de duplas (25% da pontuação), cinco no primeiro semestre mais quatro no segundo semestre, independentemente de serem torneios nacionais ou internacionais. O Ranking Nacional Infanto-Juvenil é divulgado semanalmente, as sextas-feiras, considerando todos os resultados dos torneios finalizados até o domingo anterior.















Comentários