
Após ser campeão pan-americano, atleta do programa de bolsas do Governo de MT disputa Mundial de Wrestling
- Redação

 - 27 de jul.
 - 2 min de leitura
 
Contemplado com Bolsa Atleta no projeto Olimpus MT da Secel, Raphael Duarte é um dos mais promissores atletas de wrestling no país

Após ser campeão pan-americano de Wrestling sub-17, o mato-grossense Raphael Rodrigues Duarte vai disputar o Campeonato Mundial da categoria, que ocorrerá entre este domingo (27.7) e a próxima quarta-feira (30.7), na Grécia. Bolsista da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) no projeto Olimpus MT, Raphael é um dos mais promissores atletas de wrestling no país.
O título de campeão pan-americano de Wrestling sub-17 veio em uma campanha invicta de Raphael. Competindo na categoria até 110kg do estilo greco-romano, o atleta de Mato Grosso conquistou o ouro na competição, que foi realizada em junho deste ano, em Niterói (RJ).
“O Pan-Americano foi um campeonato em que eu me concentrei muito, treinei muito, me preparei tanto psicologicamente quanto fisicamente para dar o meu 100%. Foi um campeonato muito bom, ainda mais dentro de casa, no Brasil, onde eu pude aproveitar as oportunidades, fiz quatro lutas e consegui vencer as quatro”, comemora o atleta.
No Campeonato Mundial Sub-17 de Wrestling, Raphael foi convocado pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) para representar o país junto com mais três atletas do estilo Greco-Romano e mais duas do Wrestling Feminino.
Para Raphael Duarte, competir no Mundial é um sonho que sempre almejou e que vai em busca da medalha de ouro.
“A gente sabe do desafio que é competir no Mundial, é ali que você encontra os melhores do mundo na sua modalidade, não vai ser fácil. Mas a gente vem se preparando para isso. Vou dar melhor de mim, luta após luta. E a luta é sempre até o final”.
Antes do maior compromisso da categoria Sub-17, o mato-grossense foi selecionado para um circuito internacional de treinamento, realizado de 13 a 26 de julho, na Sérvia e na Hungria. O objetivo do circuito é intensificar a preparação dos atletas que se destacaram ao longo da temporada.
A delegação brasileira no mundial de Wrestling conta ainda com outra representante de Mato Grosso e do projeto Olimpus MT, a treinadora Luzia Fernandes. Responsável pela formação esportiva de Raphael Duarte e de outros atletas, ela integra a comissão técnica do Brasil na competição mundial.















Comentários