Justiça nomeia interventor provisório na FMF após término do mandato de Aron Dresch
- Redação
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Advogado Thiago Dayan assume a gestão interina da federação para organizar nova eleição e assegurar continuidade institucional; ato contradiz fala da advogada da FMF em coletiva

A Justiça de Mato Grosso interveio na Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) nesta segunda-feira (26) e nomeou o advogado Thiago Dayan da Luz Barros como administrador provisório. A decisão da juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 4ª Vara Cível de Cuiabá, ocorreu após o encerramento do mandato de Aron Dresch e a suspensão do processo eleitoral que definiria a nova diretoria.
Segundo informações do ge, Barros, inscrito regularmente na OAB/MT, será responsável por manter a continuidade administrativa da FMF e conduzir o novo processo eleitoral. Sua nomeação é excepcional e temporária, com o objetivo de evitar o colapso institucional da entidade, considerada de interesse público no cenário esportivo estadual.
A intervenção decorre de ação movida pela Associação Camponovense Celeiro de Futebol, que apontou supostas irregularidades no pleito, como a exclusão de clubes do colégio eleitoral e falhas no registro da chapa de Dresch. Diante disso, a Justiça suspendeu a eleição e constatou um “vácuo institucional”, já que o mandato do então presidente terminou sem a posse de sucessores.
Sem respaldo estatutário para a continuidade da diretoria, a juíza determinou a intervenção com base no artigo 49 do Código Civil, que prevê a nomeação judicial de administrador quando a gestão regular de uma associação estiver ausente.
A medida busca preservar a função social e a autonomia da FMF, evitando a paralisação das atividades e garantindo a realização de uma nova eleição legítima. A atuação de Barros será restrita à manutenção das atividades essenciais, preparação da Assembleia Geral e prestação de contas mensais à Justiça.
Uma audiência de conciliação foi marcada para 30 de maio, às 14h, no Fórum de Cuiabá. Caso não haja acordo, o Judiciário decidirá sobre a validade da cláusula arbitral invocada pela FMF e o prosseguimento da ação.
A nomeação já foi comunicada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), às associações filiadas e demais órgãos esportivos ligados à FMF.
Contradição
Ato contradiz fala da advogada da FMF, Meire da Costa Marques, que afirmou nesta segunda-feira (26) em coletiva de imprensa na sede da entidade, que Aron Dresch continua no cargo mesmo após o término oficial de seu mandato.
Segundo Meire, o estatuto da Federação assegura a permanência do presidente em exercício até a realização de nova eleição e a posse do sucessor. Ela destacou que, embora o mandato de Dresch tenha encerrado no início de maio, ele segue legalmente à frente da instituição.