Arsenal garante vaga na Copa do Mundo de FA
- Redação
- 29 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Igor, Hátila, Heron e Bio já fazem parte da lista oficial de convocados para a Copa do Mundo de Futebol Americano. Esta é a primeira vez na história que a Seleção Brasileira – Brasil Onças – participa da competição, que será disputada entre os dias 8 a 18 de julho, em Canton, Ohio, nos Estados Unidos. A lista com os 45 convocados foi divulgada nesta quarta-feira (29/04), no site da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).
De acordo com o presidente do Cuiabá Arsenal, Paulo César Ribeiro, é uma felicidade muito grande, não apenas para a diretoria, mas para todos os colegas da equipe, saber que quatro atletas de Mato Grosso vão disputar o mundial, que é um sonho de qualquer jogador brasileiro. “Mais do que jogadores exemplo, eles são capitães e líderes dentro do time. Essa é a maior prova de que investir em atletas da casa para a comissão técnica foi realmente muito assertivo”, afirmou.
Igor Mota ocupa atualmente a função de capitão do Arsenal e da Seleção Brasileira, além de ser o coordenador defensivo do time; o wide receiver, Heron Azevedo é o coordenador ofensivo da equipe cuiabana, e os jogadores, Hátila Fogo e Andrei Vargas (capitão da defesa do Arsenal e da Seleção) são os técnicos de posição do Arsenal.
Para Mota, a sensação é de dever cumprido e o pensamento está em continuar o trabalho para chegar ao jogo com o melhor preparo físico possível. “Agradeço ao apoio de toda minha família, amigos e a confiança dos técnicos. Aos poucos a ficha vai caindo e a felicidade aumentando”, afirma.
De acordo com Bio, a dedicação empenhada já havia sido recompensada com todas as convocações para a seleção, da partida contra o Chile em 2012, ao jogo contra o Panamá em 2015. É por isso que defender a Seleção no Mundial se torna ainda mais emocionante. “É algo que supera qualquer expectativa. Ser capitão da defesa da Seleção Brasileira e jogar o mundial não tem explicação”.
Patrocínio
Para que os jogadores possam de fato participar da competição, o Brasil Onças – representado pela Afab (Associação de Futebol Americano do Brasil), terá que desembolsar um montante de 38 mil dólares (aproximadamente 120 mil reais) até junho de 2015. O valor será destinado à Ifaf (Federação Internacional de Futebol Americano, em português) e ao Comitê Organizador Local como taxa de inscrição, translado terrestre nos Estados Unidos, hospedagem e alimentação de 60 pessoas, entre atletas e comissão técnica da equipe.
Mesmo com as despesas pagas pela Afab, os jogadores de Mato Grosso terão que comprar as próprias passagens para o mundial. Por isso, o Arsenal busca estratégias e patrocinadores. As despesas estão calculadas em R$12 mil para os quatro atletas. Uma das ações da equipe, para apoiar os jogadores, está em reverter para os convocados toda a renda gerada com a venda de uniformes e camisetas durante o Desafio Centro Oeste, que ocorre neste sábado (02/04), às 18h, no estádio Dutrinha. “Esta será nossa primeira ação. Sabemos que muitas outras serão necessárias, mas faremos todo o possível para que eles possam realizar esse sonho. Convocamos toda a torcida para que compareça ao estádio e ajude nossos atletas que estarão dando o melhor em campo neste desafio”, pontuou o presidente.














Comentários