Atleta de MT, Ana Sátila avança á semifinal da canoagem slalom C1 na Olimpíada de Tóquio
- Redação
- 28 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, Ana Sátila se classificou para a semifinal da canoagem slalom C-1. A atleta de 25 anos avançou com a quarta melhor marca geral e, caso ela mantenha o mesmo desempenho, pode conquistar a primeira final olímpica para o Brasil na modalidade.
Ana Sátila mostrou evolução nas duas descidas. Na primeira, terminou o trajeto em 120s56. Já a segunda descida foi melhor, terminando com 109s90. A semifinal e a final estão agendadas para a madrugada desta quinta-feira (29).
Na terça-feira (27), Ana Sátila havia encerrado a participação no K-1 em 13º lugar na semifinal, sem conseguir avançar à disputa por medalha. Apesar da eliminação, ela registrou o melhor resultado de uma brasileira na modalidade em uma Olimpíada.
A atleta não nasceu em Mato Grosso, mas iniciou na canoagem muito cedo, em Primavera do Leste (MT), representando o Estado nas competições em que disputou. A canoísta começou a remar aos nove anos, até se tornar o principal nome da canoagem slalom brasileira. Em Jogos Pan-americanos, ela já soma três medalhas de ouro e uma de prata após participações em Toronto 2015 e Lima 2019
Ana Sátila tem bons resultados na categoria C-1, incluindo uma medalha de bronze no Mundial de 2017, na França. Ela também foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima, tanto no C1 quanto no K1 extremo.
A atleta recebe o auxílio do projeto Olimpus, promovido pelo governo de Mato Grosso desde 2020. Os representantes do Estado nas Olimpíadas de Tóquio receberam uma bolsa de participação no valor de R$ 30 mil. Caso algum atleta conquiste medalha, o benefício sobe para R$ 100 mil.















Comentários