top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Motovelocidade

27 de novembro de 2025 às 18:41:37

Redação

Atletas de Alto Araguaia se destacam no Tênis

 Cinco atletas de Alto Araguaia (415 km ao sul de Cuiabá) participantes do projeto ‘Todos no Tênis’ estiveram no pódio do Campeonato Brasileiro G3 e Infanto-Juvenil, realizado no último fim de semana, na Capital. João Pedro Carvalho, Melquizedek Alves dos Santos e Carlos Eduardo Carvalho foram campeões nas categorias 16, 14 e 10 anos, respectivamente. Matheus Rocha foi vice-campeão na categoria 14 anos e Wilian Matheus ficou com o 3º lugar na classe 12 anos. A próxima etapa da competição será em Campo Grande-MS, de 9 a 15 de maio.

De acordo com o professor de Educação Física e técnico dos alunos do projeto, Carlos Henrique Rezende Carvalho, seis atletas participaram do campeonato que reuniu delegações de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal em Cuiabá. Para a próxima etapa, oito já têm presença confirmada. Este é o quarto ano do projeto ‘Todos no Tênis’, que foi idealizado pelo magistrado Carlos Augusto Ferrari e desenvolvido pelo Poder Judiciário em parceria com Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura Municipal de Alto Araguaia e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

“Quando praticava tênis, percebi uma vocação do município para o esporte e fui buscar as parcerias. Inicialmente, as aulas eram ministradas na AABB e hoje são realizadas em duas quadras de saibro construídas pela prefeitura especialmente para o projeto”, conta o juiz Carlos Augusto Ferrari. Hoje, o ‘Todos no Tênis’ atende 160 alunos entre 5 e 15 anos. As aulas duram 40 minutos e são ministradas nas segundas, quartas e quintas-feiras, com turmas de manhã e à tarde, para alunos de escolas estaduais e municipais.

O promotor Márcio Florestan Berestinas acrescenta que o projeto atende crianças e adolescentes em conflito com a lei, como forma de buscar ressocializá-los. “A atuação em sintonia dos parceiros proporciona efeitos importantes para os jurisdicionados. Além do resultado social obtido com o projeto, o município está entre os líderes no ranking estadual e figura no ranking nacional da modalidade”, considerou.

Conhecido como Rochinha, o professor explica que os alunos recebem todo o equipamento necessário gratuitamente, incluindo uniformes, tênis, raquete e bolinhas. Muitas doações são feitas por servidores e magistrados do Poder Judiciário de Mato Grosso. Ele ressalta que não há dúvidas sobre os benefícios da iniciativa. “Fazemos acompanhamento escolar e familiar. É perceptível a mudança no comportamento daqueles que ingressam no projeto. Os alunos levam a disciplina das quadras para casa e para a escola. E aqueles que possuem boas notas participam dos campeonatos”, conta o professor.

Melquizedek Alves dos Santos, de 14 anos, está no projeto desde 2012. Este ano já conquistou dois troféus, sendo um de campeão e um de vice. Ele está na expectativa para a próxima etapa do brasileiro, que ocorre em 10 dias. “Pretendo chegar bem e vou me esforçar para ir à final e defender o título para Mato Grosso”. O jovem frisa que deseja se tornar um jogador profissional. “Quero me destacar, melhorar na escola para permanecer no tênis e continuar praticando esporte pra melhorar meu desempenho escolar”, avalia.

“É um projeto que deu certo na medida em que atende menores em potencial situação de risco e coloca o município de Alto Araguaia em destaque no cenário estadual e nacional. Contudo, a produção de campeões é um efeito secundário. O importante é exercitar a disciplina desses jovens, incentivar a prática de uma atividade saudável e quebrar o mito de que o tênis é um esporte de elite”, conclui o juiz Carlos Augusto Ferrari.

Comentários


Próximos Jogos
Mato-Grossense

1

Mixto

18

8

12

2

Cuiabá

16

8

13

3

Operário VG

16

8

7

4

Primavera

13

8

6

5

Nova Mutum

10

8

-11

6

União Rondonópolis

9

8

-1

7

Luverdense

8

8

-7

8

Sport Sinop

5

8

-10

9

Academia

1

8

-9

bottom of page