Brasil busca empate contra Espanha em amistoso eletrizante
- Redação
- 26 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2024
Brasil sai atrás no placar duas vezes, mas recupera com Rodrygo, Endrick e Paquetá.

O Brasil empatou por 3 a 3 com a Espanha em amistoso, na terça-feira (26), no Santiago Bernabéu, em Madri. O amistoso faz parte da campanha de impacto global de combate ao racismo promovida pela CBF e pela Real Federação Espanhola de Futebol.
Na hora do hino, jogadores utilizaram jaqueta preta com dizeres em português, inglês e espanhol e patch especial da partida “uma só pele”. Os agasalhos serão doados para o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.
Primeiro tempo
Com Nico Williams e Yamal, a Espanha soube explorar bem as pontas do ataque. Aos nove minutos de partida, o atacante de 16 anos sofreu a falta na área e o juiz marcou a penalidade. Os jogadores brasileiros contestaram, mas Rodri converteu o gol.
No domínio da partida, a Espanha ampliou o placar com um golaço de Dani Olmo, que canetou o Beraldo e driblou Bruno Guimarães antes de finalizar, aos 36 minutos.
Para terminar o primeiro tempo de jogo, Rodrygo aproveitou a falha do goleiro espanhol, bateu com pé direito de fora da área para o centro do gol e descontou para o Brasil.
Segundo tempo
No início da segunda etapa, o técnico Dorival Júnior promoveu alterações na equipe. Substituiu Bruno Guimarães, Raphinha, Danilo e João Gomes por André, Endrick, Yan Couto e Andreas Pereira, respectivamente.
Com as devidas mudanças, o Brasil começou a reagir. Na primeira oportunidade, Vinicius Júnior teve duas finalizações bloqueadas, enquanto Paquetá perdeu a chance depois de um contra-ataque.
Em cobrança de escanteio mal afastada pela seleção espanhola, a bola sobrou nos pés de Endrick, que estava livre no meio da área. O camisa 21 bateu no canto inferior esquerdo e empatou a partida para a Canarinho aos 4 minutos do segundo tempo.
Dorival insistiu em reforçar a marcação da equipe e promoveu Douglas Luiz no lugar de Vinícius Júnior, que saiu aplaudido pelos torcedores. Minutos depois, o técnico substituiu Rodrygo por Galeno.
Durante disputa de bola entre Carvajal e Beraldo, o juiz marcou pênalti à seleção espanhola. Os brasileiros contestaram a arbitragem novamente. Rodri cobrou e marcou o terceiro da Espanha.
Nos acréscimos, Galeno foi derrubado por Carvajal e o árbitro apitou a penalidade a favor do Brasil. Paquetá assumiu a responsabilidade da cobrança e converteu com uma finalização de pé direito no canto inferior esquerdo.
Escalação
Bento; Danilo (Yan Couto), Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; Lucas Paquetá, Bruno Guimarães (André), João Gomes (Andreas Pereira); Raphinha (Endrick), Rodrygo (Galeno), Vinícius Júnior (Douglas Luiz).
Comments