top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Seleção Brasileira

30 de outubro de 2026 às 16:51:22

Kayo Henrique

Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu ocorre neste domingo em Cuiabá

27 de set. de 2012
2 min de leitura

A competição pretende reunir cerca de 300 lutadores vindos de Cuiabá, Várzea Grande e interior.

A Federação Matogrossense de Jiu-Jitsu (FMTJJ) realiza neste domingo (30), a partir das 9h, no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, no Complexo do Verdão, em Cuiabá, o Campeonato Estadual 2012 de Jiu-Jitsu. A FMTJJ espera que cerca de 30% dos 940 atletas federados domiciliados por todo o estado participem da competição. Foto: Rogério Florentino

No sábado (29) será realizado também no Palácio das Artes Marciais, a partir das 11h, um Congresso Técnico para discussão das regras e procedimentos. Os atletas serão divididos em oito categorias por faixa etária, subdivididos em dez categorias por peso e subdivididos por faixa: branca, azul, roxa, marrom e preta.

O Jiu Jitsu foi desenvolvido e sedimentado pela família Gracie desde a década de 40 no Rio de Janeiro. Devido a diversos fatores, até os anos 60, essa arte ficou restrita basicamente ao Rio de Janeiro e depois expandiu para todo Brasil. De acordo com Francisco Fernandes, popularmente conhecido por Chicão, o Jiu-Jitsu ensinado pelos Gracie na década de 60 era diferente do praticado nos dias atuais.

“No início o jiu-jitsu era uma briga de autodefesa. Não existiam regras e as pessoas aprendiam para se defender na rua. Agora é de outra forma, pois para essa arte marcial difundir foi preciso criar regras para ter acesso à s escolas e aos jovens. Hoje se tornou um esporte de competição.”, conta Chicão.

Francisco Fernandes, 57 anos, começou a praticar jiu-jitsu aos sete anos de idade na primeira academia da família Gracie, no Rio de Janeiro (RJ). O carioca nasceu em 1955 e junto da família Fernandes migrou para Cuiabá em 1992. Casado e com três filhos montou no ano seguinte, na capital mato-grossense, a própria academia.

O mestre Chicão é o treinador da academia Gracie Barra Detonando, que levará para a competição cerca de 120 lutadores. Desde alunos da academia até alunos dos projetos sociais, promovidos em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes em bairros carentes. Também são esperados atletas de outras academias da capital e interior.

 
 
 

Comentários


Próximos Jogos
Mato-Grossense

1

Mixto

18

8

12

2

Cuiabá

16

8

13

3

Operário VG

16

8

7

4

Primavera

13

8

6

5

Nova Mutum

10

8

-11

6

União Rondonópolis

9

8

-1

7

Luverdense

8

8

-7

8

Sport Sinop

5

8

-10

9

Academia

1

8

-9

bottom of page