Chance do Cuiabá se classificar para a Sul-Americana é de 50%; rebaixamento fica distante
- Redação
- 28 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Após o empate sem gols com o Atlético-GO no último domingo (26), o Cuiabá manteve a série invicta na Série A e permanece entre os dez primeiros colocados do campeonato. Segundo pesquisa realizada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Dourado tem, atualmente, 50,3% de probabilidade de se classificar para a Sul-Americana. A chance de rebaixamento é de somente 6,1%.
O Auriverde vive o melhor momento na temporada. Dos últimos 15 jogos, o time perdeu somente duas partidas – para Corinthians e Grêmio, ambas em casa. Dentro dessa série, foram seis vitórias e sete empates, um aproveitamento de 55% dos pontos em disputa. Invito há seis rodadas, a distância para os quatro últimos colocados é de seis pontos.
A chance de rebaixamento é consideravelmente inferior que os times próximos ao Z-4. Para efeito de comparação, o Juventude, 16º colocado, tem 20% de chance de descenso. O Bahia, primeiro time dentro da zona da degola, aparece com 45,6% de possibilidade de queda para a segunda divisão. Com 6,1% de chance de cair, o Cuiabá começa a sonhar com maiores objetivos na Série A.
O levantamento feito pela UFMG também calcula a probabilidade de uma vaga na Libertadores. Neste ponto, a chance da equipe comandada por Jorginho se classificar para o torneio continental é de 13,1%.
O próximo desafio do Cuiabá é justamente contra um time da parte de baixo da tabela de classificação. O Dourado encara o América-MG, neste sábado (2), a partir das 16h (horário de Cuiabá), na Arena Pantanal. No primeiro turno, as equipes empataram em 0 a 0, na Arena Independência.















Comentários