Copa FMF está de volta e campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2027
- Redação
- há 30 minutos
- 1 min de leitura
Torneio retorna ao calendário em setembro de 2026 e passa a definir a quarta vaga de Mato Grosso

A Copa FMF está confirmada no calendário do futebol mato-grossense e será disputada a partir de setembro de 2026, valendo vaga na Copa do Brasil de 2027. O anúncio foi feito pelo presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Diogo Pécora, durante participação no podcast “Põe na Conta”.
A competição não foi realizada em 2025 após acordo entre clubes e Federação que previa sua extinção, firmado em novembro de 2024. A última edição ocorreu em 2024 e teve o Operário Várzea-grandense como campeão.
Com a definição, Mato Grosso terá quatro vagas na Copa do Brasil de 2027. Três saem do Campeonato Mato-grossense de 2026 — campeão, vice e terceiro colocado, este último definido pela campanha geral.
Luverdense, Mixto, Operário Várzea-Grandense e Sport Sinop seguem na disputa. A quarta vaga será do campeão da Copa FMF.
Há ainda a possibilidade via Copa Verde, que começa entre 25 e 26 de março, agora dividida entre Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Apenas o campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2027. Neste cenário, somente Primavera e Cuiabá, finalistas do Estadual de 2025, representam o Estado.
Outra via para o Cuiabá seria mediante classificação por acesso à Série A do Brasileiro. Atual participante da Série B, que não dá vaga no torneio nacional, o Dourado garante entrada direta na quinta fase da Copa do Brasil caso suba para a elite.










