Contratado por empréstimo do Flamengo até o fim de 2021, o lateral-direito João Lucas vai permanecer no Cuiabá na próxima temporada. O Dourado acertou com a diretoria do Rubro-Negro a compra em definitivo do jogador.
Peça importante na linha defensiva da equipe no Brasileirão, João Lucas agradou a diretoria auriverde, que se esforçou para ter o jovem lateral em 2022. O defensor de 23 anos disputou 34 partidas na Série A pelo Cuiabá, somando duas assistências na competição.
Com boa capacidade no ataque, João participou da fase ofensiva do Dourado com ultrapassagens e infiltrações dentro da área. Suas subidas em velocidade pelo corredor direito do campo foram armas usadas pela equipe para quebrar as linhas adversárias.
Porém, os destaques do jogador nesta temporada estão nos quesitos defensivos. Segundo dados do site Footstats, João Lucas foi o segundo jogador da Série A com mais desarmes no campeonato. Foram 90 ações defensivas certas, com uma média de 2.65 recuperações de bola por partida.
Pelo Cuiabá, o lateral-direito ainda liderou o número de interceptações de jogadas adversárias e foi o segundo com mais grandes chances criadas no Brasileirão.
Movimentações no mercado
Na linha defensiva, o Cuiabá já renovou com os zagueiros Paulão e Marllon, enquanto Alan Empereur tem contrato até 2023. Os atacantes Felipe Marques e Elton prolongaram o vínculo com o Dourado por mais uma temporada.
Em contrapartida, do elenco que disputou a Série A, o auriverde liberou o zagueiro Anderson Conceição, o volante Uillian Correia e os meias-atacantes Clayson, Osman e Yesus Cabrera. O Dourado também não renovou com o técnico Jorginho e ainda não definiu o comandante para 2022.
Como reforço, a diretoria auriverde acertou o empréstimo do atacante Marquinhos do Corinthians. O jovem zagueiro Juan Ojeda é outro jogador prestes a vestir a camisa do Cuiabá em 2022.
Por: Gabriel Barros e Pedro Lima