O Núcleo de Saúde e Performance do Cuiabá adquiriu neste mês um novo aparelho: trata-se do MX3, moderno dispositivo que monitora de maneira prática a hidratação dos atletas através do teste de saliva. O novo equipamento proporciona resultados mais precisos do que a avaliação de urina, método utilizado pelo clube anteriormente.
O equipamento já começou a ser usado nos jogadores, aumentando a agilidade no fluxo de informações, o que otimiza o monitoramento fisiológico dos atletas.
“É um aparelho que nos permite fazer avaliação simplesmente com a coleta da saliva. É um processo simples, rápido e extremamente funcional. Em segundos temos o resultado da hidratação dos atletas. Cuiabá é uma cidade muito quente e com baixa umidade, então esse é um cuidado que precisamos sempre estar atentos. É um equipamento que agrega muito, através desse dispositivo temos mobilidade para fazer o teste em qualquer lugar”, disse o nutricionista do Dourado, Rafael Costa.
O profissional destaca ainda a agilidade na obtenção do resultado de hidratação do atleta para que o departamento possa tomar as melhores decisões. “Com esse resultado imediato, conseguimos monitorar a hidratação deles seja antes ou depois dos treinos e jogos, planejar a recuperação e consequentemente melhorar o desempenho em campo”, finalizou.
O goleiro João Carlos, atletas mais antigo do elenco do Dourado, falou sobre o ganho com a compra do aparelho e a importância do cuidado com a hidratação.
“É importante saber como estamos em relação à hidratação, a nossa cidade é muito quente, o clube ofereceu esse aparelho e estamos aproveitando para termos consciência maior sobre o nosso corpo e desempenho”, relatou.
Altamiro Bottino, coordenador científico do clube, também enalteceu a mais nova aquisição do Núcleo de Saúde do Dourado.
“Ganhamos muito com esse novo aparelho, principalmente na precisão do resultado. O MX3 corrige um grande erro estatístico em relação à coleta de urina, que em muitos casos mostra que a pessoa está desidratada sem efetivamente estar assim. Com o teste da saliva nesse equipamento temos uma segurança maior no resultado”, afirmou.