Neste sábado, o Cuiabá inicia a sequência de três jogos como mandante. Após uma semana de treinamentos, o Dourado recebe o Bahia na Arena Pantanal, precisando da vitória para se afastar dos times dentro do Z-4. A bola rola a partir das 20h (horário local), com transmissão da rádio CBN Cuiabá, frequência 95.9 e pelo canal oficial no YouTube ou Facebook. Este será o primeiro confronto na história entre as equipes.
O time mato-grossense vem de uma sequência de dois jogos sem vitória, ocupando a 16ª posição na tabela com 13 pontos, um a mais do que o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Já o Tricolor de Aço não vence há quatro jogos no Brasileirão e começa a sentir uma certa pressão na equipe, que está na décima colocação, a pior desde o início do campeonato.
Enquanto o Cuiabá teve uma semana cheia para descansar e se preparar para o confronto, o Bahia entrou em campo na quarta-feira (5) pela Copa do Brasil, quando venceu o Atlético-MG, mas foi eliminado pelo placar agregado. Apesar da eliminação, o time comandado por Dado Cavalcanti conseguiu encerrar um jejum de triunfos e de gols que já durava cinco jogos.
Cuiabá
O Dourado chega para o duelo após empatar sem gols com o Internacional, no Beira-Rio. O resultado marcou o primeiro jogo sob o comando de Jorginho sem ter a defesa vazada. O treinador mandou a campo uma equipe com o setor de meio-campo mais povoado, dando solidez defensiva. Jogando com quatro homens na faixa central do gramado, o Cuiabá foi mais compacto e, desta forma, cedeu poucos espaços ao Colorado.
Jorginho deve repetir o mesmo esquema contra o Bahia. Segundo o treinador, além da consistência na defesa, a estratégia beneficia os aspectos ofensivos da equipe, considerando que Rafael Gava e Pepê podem jogar como meia-atacantes.
“Quando eu entro com esses jogadores, estou pensando principalmente na parte ofensiva. Quando o time está com a posse da bola, Camilo, Gava e Pepê passam a ser atacantes, são jogadores que podem pisar na área e que podem desempenhar funções como meias ou extremos”, explicou o treinador.
O atacante Clayson, líder do time em grandes chances criadas e passes decisivos por jogo, desfalca a equipe contra o Bahia pelo fato de ainda ter contrato vigente com o Tricolor. Felipe Marques deve ganhar a vaga no time titular, enquanto Osman corre por fora para substituir o principal criador de jogadas do Dourado.
O colombiano Yesus Cabrera foi regularizado na terça-feira (3) e pode estrear com a camisa auriverde. De acordo com Jorginho, o atleta precisou passar por um trabalho de preparação física, já que ele não joga desde o dia 25 de maio. Com isso, o meia ainda não deve ser titular, mas fica como opção no banco de reservas.
Anderson Conceição cumpriu suspensão automática contra o Internacional e já está à disposição de Jorginho. O atacante Guilherme Pato também não jogou contra o Colorado, por questões contratuais, e agora retorna como suplente.
A provável escalação tem: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Uillian Correia e Pepê; Rafael Gava, Camilo e Felipe Marques; Jenison.