top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Seleção Brasileira

30 de outubro de 2026 às 16:51:22

Kayo Henrique

Cuiabá pode ser sede dos Jogos Universitários (JUB`s) em 2013

23 de mai. de 2012
3 min de leitura

Na última semana, o presidente da CBDU Luciano Cabral esteve na capital, junto com a comissão avaliadora dos jogos e conheceu os principais locais para realização dos jogos.


A capital de Mato Grosso mais uma vez se destaca entre os eventos esportivos mais importantes do Brasil. Uma nova competição poderá ser trazida para Cuiabá em 2013. Trata-se dos Jogos Universitários Brasileiros, realizados pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU).


Cuiabá está concorrendo com a forte candidata Goiânia. Luciano Cabral juntamente com a comissão técnica do JUB`s, foram recebidos pelo Prefeito Chico Galindo, pelo secretário de Comunicação da Prefeitura Carlos Brito e também participaram de uma reunião no gabinete do Governador Silval Barbosa.


O Prefeito de Cuiabá, debateu com o presidente da CBDU, sobre reformas que já estão previstas no calendário esportivo cuiabano, especialmente por causa das Olimpíadas Escolares Brasileiras, que ocorrem de 25 de novembro a 09 de dezembro desse ano. “Quatro áreas deverão passar por reformas para receber os jogos, o que garantirá uma cidade totalmente apta para os jogos universitários em 2013”, explicou Galindo.

Luciano Cabral ficou satisfeito com as instalações da cidade, onde conheceu ginásios, a rede hoteleira e pontos turísticos. “Cuiabá tem todas as condições para receber os jogos universitários. Vai ser disputa acirrada, pois tanto Cuiabá, quanto Goiânia são referências em eventos esportivos. Vamos fazer a melhor escolha”, afirmou o presidente da Confederação.

No total, cerca de quatro mil atletas participam dos jogos universitários, competição que existe há oito anos. São delegações de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, que podem variar de 100 a 162 competidores cada. A última edição acontececu em Campinas(SP) e em 2012 o evento será em Foz do Iguaçú.

A resposta final da comissão organizadora será divulgada até o final de junho. “Vai ser uma alegria. Tenho certeza que vamos sediar esses jogos. É mais um treinamento que vai nos qualificar cada vez mais para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014”, comemorou o prefeito Francisco Galindo.

O presidente da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), Alexandre Bregunci, participou da reunião e contou que, a vários meses, espera pela visita da Confederação. “Nós apresentamos a candidatura em outubro de 2011 e estamos confiantes de que esses jogos serão nossos. Cuiabá está preparada e tem todas as qualidades não apenas para os esportes, mas também turisticamente. Todos que vierem de fora vão ficar satisfeitos aqui”, disse.

Em meio a visitas, projetos e análises feitas pela comissão dos jogos, Bregunci realizou em sua casa, uma reunião com os representantes da Confederação e membros do esporte Matogrossense, como o Secretário de Esportes e Lazer do Estado, José de Assis Guaresqui, o secretário de Esportes e Cidadania da prefeitura, Bosco Cruz, o representante da Federação Matogrossense de Desporto Escolar, João Bosco Delamônica, entre outros presidentes das federações esportivas matogrossenses, João Chiroli do futsal, Pedro Sinohara do judô, e o próprio Alexandre Bregunci do desporto universitário.

Na reunião, após um belo jantar servido a todos, o secretário Guaresqui, ressaltou que o JUB`s é tudo que MT precisa para 2013, já que teremos os Jogos Escolares em 2012 e com o JUB`s vindo, Cuiabá teria uma ótima preparação para a Copa do Mundo 2014. “Jogos Escolares 2012, JUB`s 2013 e Copa do Mundo 2014 é tudo que Cuiabá precisa para ser reconhecido como centro para sede de jogos esportivos”, disse o secretário da SEEL.

Para Luciano Cabral, presidente da CBDU, Cuiabá e Goiânia são dois lugares que eles gostariam que fossem sede dos jogos, que são regiões que o esporte nacional precisa descobrir. “A cidade de Cuiabá é excelente, enfim é uma cidade que o Brasil precisa descobrir mesmo”. “A escolha não vai ser fácil, é uma grande dor de cabeça ter essa decisão, mas fica um sentimento muito bom, pois temos dois locais com condições de promover o esporte Nacional”.


Os representantes esportivos acreditam na vitória matogrossense. O presidente da Federação de Futsal Chiroli, destacou que Cuiabá possui o terceiro maior ginásio poliesportivo do Brasil e que já recebeu eventos internacionais, como a Copa América de Voleibol em 2008 e a Copa América de Basquetebol Feminino em 2009, que garantia vaga para o Mundial da República Tcheca.


 
 
 

Comentários


Próximos Jogos
Mato-Grossense

1

Mixto

18

8

12

2

Cuiabá

16

8

13

3

Operário VG

16

8

7

4

Primavera

13

8

6

5

Nova Mutum

10

8

-11

6

União Rondonópolis

9

8

-1

7

Luverdense

8

8

-7

8

Sport Sinop

5

8

-10

9

Academia

1

8

-9

bottom of page