top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Seleção Brasileira

30 de outubro de 2026 às 16:51:22

Kayo Henrique

Cuiabá sedia 1º Fórum de Arquitetura, Urbanismo e Legislação Urbana

15 de abr. de 2012
3 min de leitura

O 1º Fórum de Arquitetura, Urbanismo e Legislação Urbana de Cuiabá será realizado na próxima quinta-feira (19), das 8 horas ao meio-dia, no auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás. O evento é organizado pelo grupo Terra Azul, em parceria com a Secretaria de Estado de Cidades (Secid-MT).

Segundo o diretor do Grupo Terra Azul, José Nogueira, Cuiabá terá a oportunidade de discutir e conhecer um pouco mais algumas das experiências urbanísticas mais bem sucedidas de cidades da região Sul do país, que aliam desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental.

“Mato Grosso é um estado promissor, e dois terços de suas cidades têm menos de 35 anos. Esse evento será uma oportunidade para gestores, empresários e a sociedade em geral debater novos formatos de projetos arquitetônicos e urbanísticos, que trarão mais qualidade vida aos munícipes”, diz José Nogueira.

O Fórum terá a presença de diversas autoridades de Mato Grosso, entre elas o governador Silval Barbosa, o secretário de Estado das Cidades, Nico Baracat, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Meraldo Sá, além da participação de arquitetos de renome nacional.

Dentre os palestrantes está o arquiteto Benedito Abbud. Presidente, por vários anos, da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) Abubd é autor do livro Criando Paisagens: guia de trabalho em arquitetura paisagística, publicado em 2006 pela editora Senac São Paulo.

Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o arquiteto Sidônio Porto, também irá proferir uma palestra durante o evento. Sidônio faz parte do elenco de profissionais do livro “Arquitetos do Brasil”. Também é responsável pela execução de diversos projetos arquitetônicos no Brasil e no exterior.

O arquiteto Márcio Porto, que participará do evento, tem vasta experiência no ramo da arquitetura no Brasil e nos Estados Unidos. Porto executou projetos de diferentes portes, como residências, fábricas, hotéis, escolas e centros administrativos. É também autor do livro “O Processo de Projeto e a Sustentabilidade na Produção da Arquitetura”.

De Mato Grosso, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, irá proferir uma palestra aos participantes do evento. Nadaf é autor de vários livros, como “Disseminando Opinião”; “Comércio Eletrônico – Uma Realidade da Nova Economia”; “Mato Grosso na Era da Globalização”, entre outros.

O evento terá a participação de especialistas na área do Direito Civil. O advogado Marcelo de Pieri também fará uma palestra. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), De Pieri tem vasta experiência em processos extrajudiciais e judiciais em diversas áreas jurídicas.

Grupo Terra Azul

A Terra Azul Marketing Imobiliário Ltda. atua há mais de 15 anos na análise, implantação e incorporação de empreendimentos horizontais em áreas urbanas e rurais, contando com uma vasta experiência de mercado, adquirida com o sucesso de inúmeros empreendimentos já concluídos, e outros tantos em fase de implantação.

Em 2006, passou a integrar o Grupo Terra Azul, a Terra Azul Agropecuária, hoje denominada Sabará Negócios e Participações Ltda., nascida com o compromisso de promover o desenvolvimento e a proteção ao meio ambiente, fazendo com que a responsabilidade ambiental que já estava inserida nos projetos rurais do Grupo, passasse também a ser um objetivo estratégico, tudo isto com o apoio e assessoria de uma equipe de ambientalistas, engenheiros agrônomos e arquitetos paisagistas.

O Grupo Terra Azul tem consciência de que num mercado cada vez mais competitivo, são as inovações e a responsabilidade social que farão a diferença, portanto, trabalha com foco na sustentabilidade, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade vida.

Abaixo, segue a programação:

8:00 às 8:30 – Café da Manhã

8:40 às 8:50 – Abertura do Evento – Secretário de Estado das Cidades Nico Baracat

8:50 às 9:00 – Exposição do Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – Meraldo

9:00 às 9:15 – Encerramento da Abertura – Governador Silval Barbosa

9:15 às 9:25 – Apresentação dos Palestrantes – José Nogueira da Silva Neto – Terra Azul / Sabará

9:25 às 9:45 – 1ª Palestra – Secretário da Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf

9:45 às 10:05 – 2ª Palestra – Arquiteto to Márcio Porto – “Sustentabilidade”

10:05 às 10:25 – 3ª Palestra – Dr. Marcelo de Pieri – “A paisagem urbana e a competência municipal”

10:25 às 10:45 – 4ª Palestra – Arquiteto Sidônio Porto -“Arquitetura e a industrialização das construções”

10:45 às 11:05 – 5ª Palestra – Arquiteto Benedito Abbud -“Acupuntura urbanística”

11:05 às 11:45 – Debates

11:45 – Encerramento

Por: Andréia Cruz – Assessoria

 
 
 

Comentários


Próximos Jogos
Mato-Grossense

1

Mixto

18

8

12

2

Cuiabá

16

8

13

3

Operário VG

16

8

7

4

Primavera

13

8

6

5

Nova Mutum

10

8

-11

6

União Rondonópolis

9

8

-1

7

Luverdense

8

8

-7

8

Sport Sinop

5

8

-10

9

Academia

1

8

-9

bottom of page