top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Motovelocidade

27 de novembro de 2025 às 18:41:37

Redação

Delegação de MT terá 134 atletas nos JUBs

Os Jogos Universitários Brasileiros se aproximam e os atletas mato-grossenses se preparam para as disputas do maior evento universitário do país. As disputas começam no dia 03 de novembro em Cuiabá. Serão 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas entre elas o tênis, o xadrez e o tênis de mesa. A delegação de Mato Grosso conta com 134 atletas que irão buscar as medalhas.


“Darei meu máximo para ter bons resultados no JUBs. Tenho treinado de quatro a cinco vezes por semana. Treinos de duas horas cada. Sou destra, mas meu ponto forte é a defesa e o ataque com a esquerda. Sempre tive mais facilidade com a esquerda, mesmo sendo destra. O JUBs será uma oportunidade de me testar”, disse a tenista Prycila Fagundes, acadêmica de medicina.

No xadrez, o estado conta com uma jovem com experiência em grandes torneios. Lunna Vezaro Moreira, estudante de engenharia, já disputou Campeonato Mundial da Juventude de 2011.

“Tento treinar diariamente. Leio livros sobre o xadrez e pratico em jogos no computador. Alguns livros, além da teoria, também têm exercícios. Na competição, quem faz o primeiro movimento leva vantagem, pois o jogo dele se desenvolve mais cedo. Mas quem começa depois tem a oportunidade de reconhecer primeiro qual o tipo de adversário. Se é alguém que usa uma estratégia mais defensiva ou agressiva. E isso ajuda a saber o que fazer”, relatou.

Quando se fala do tênis de mesa, Mato Grosso tem ainda um jovem que vai para a segunda disputa de Jogos Universitários. João Vitor Carneiro, estudante de educação física, participou da edição 2015 e ficou em 5º lugar.

“Comecei nesse esporte com 15 anos no colégio. Já disputei torneio internacional e atualmente ocupo a 1ª posição do ranking estadual, no rating B (categoria). Aprendi algumas coisas no JUBs 2015 e, de lá para cá, evolui minha técnica. Por exemplo, aprendi que, se o adversário tem estatura alta, a distância entre o ponto em que a bola quica na mesa e o ponto onde ele rebate ela de volta é maior. Se o rival é baixinho, a distância entre ponto A e B é menor. Isso reflete no tempo de jogo, na velocidade da partida. E, consequentemente, na estratégia”, conta João.

Para o secretário Adjunto de Esporte e Lazer de Mato Grosso, Pedro Luiz Sinohara, o evento pode revelar grandes talentos para o esporte brasileiro e também por fomentar a prática de esportes entre a população.

“Mais de 4 mil atletas-universitários vão competir em Cuiabá. É uma forma do esporte estar no dia-a-dia das pessoas. Isso envolve inclusão social e bem-estar”, analisou.

Comentários


Próximos Jogos
Mato-Grossense

1

Mixto

18

8

12

2

Cuiabá

16

8

13

3

Operário VG

16

8

7

4

Primavera

13

8

6

5

Nova Mutum

10

8

-11

6

União Rondonópolis

9

8

-1

7

Luverdense

8

8

-7

8

Sport Sinop

5

8

-10

9

Academia

1

8

-9

bottom of page