Atendendo solicitação do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), comissão técnica, elenco de jogadores e funcionários do Clube Esportivo Operário Várzea-grandense estiveram na tarde desta quinta-feira (06) no Centro de Triagem do Covid-19 na Arena Pantanal onde fizeram o teste.
Pelo menos 37 pessoas do Tricolor Várzea-grandense foram submetidos ao teste. Esse trabalho é atendendo uma liminar que obriga a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), cumprir medidas de prevenção da Covid-19 e fazer testes em todos os envolvidos nas partidas de futebol.
Nesta sexta-feira (07) está programada para a equipe do Ação fazer o teste. Operário enfrenta a equipe do Nova Mutum na manhã deste sábado (08), no estádio municipal Dito Souza, no Cristo Rei, em Várzea Grande.
De acordo com a liminar, que exige dos atletas, membros das comissões técnicas e arbitragem que realizem os testes RT-PCR de Covid-19 até 72 horas antes das partidas do Campeonato Mato-grossense. Em caso de descumprimento das obrigações, a Justiça do Trabalho fixou multa de R$ 10 mil por partida.
Antes de ajuizar a ação, o MPT instaurou um inquérito civil para apurar as irregularidades e enviou notificação à FMF, solicitando o envio de informações detalhadas sobre os protocolos adotados.
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) em parceria com a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) buscou entendimento com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e possibilitou aos clubes de fazerem o teste no Centro de Triagem da Covid-19 na Arena Pantanal para garantir a prevenção e segurança de todos os envolvidos nos jogos.