Desde o início da Copa Sul-Americana, o técnico Pintado não conseguiu levar a campo o mesmo time titular do jogo anterior. Assim como os 20 clubes da Série A do Brasileirão, os jogadores do Cuiabá sofrem com o desgaste físico causado pelo pouco tempo de descanso e preparação entre as partidas, que ainda incluem viagens nacionais e internacionais. O detalhe em torno da questão é que o Dourado tem a base de elenco mais velho da elite nacional.
O plantel auriverde tem média de idade de 28,7 anos, levando em conta 26 atletas já utilizados pela comissão técnica em 2022. Entre os cinco elencos mais velhos da primeira divisão – considerando peças que entraram em campo na temporada e seguem no clube -, em seguida vem Ceará (28,2), Fluminense (27,9), Corinthians (27,8) e Avaí (27,8).
Como comparação, o Red Bull Bragantino tem o grupo mais jovem da Série A – dos 29 jogadores analisados, a média de idade fica em 23,2 anos. O levantamento foi realizado pela ferramenta Espião Estatístico, do portal Ge.globo.
No último compromisso do Dourado, diante do Fluminense, cinco titulares tinham acima de 30 anos – Walter (34), Paulão (36), Everton (33), Rodriguinho (34) e André Felipe (31). A média de idade ficou em 29,3 anos.
A Copa Sul-Americana iniciou no último dia 7. A partir disso, o Cuiabá disputou quatro jogos, com duas vitórias e duas derrotas. Em nenhuma das partidas Pintado repetiu a escalação titular do confronto anterior, seja por lesão, opção técnica ou por conta do desgaste físico.
Depois de perder na estreia em casa pelo Brasileirão, o grupo do Dourado já precisa mudar a chave para entrar em campo na Copa do Brasil. Serão nove jogos disputados durante abril, envolvendo três torneios.
O próximo desafio do Cuiabá é diante do Atlético-GO, nesta quinta-feira (21), às 20h30, pelo jogo de ida da terceira fase da competição nacional. Em seguida, o time viaja direto para o Rio Grande do Sul, onde visita o Juventude pela Série A, no domingo (24), às 17h.
Confira a última escalação titular do Dourado
Walter: 34 anos
João Lucas: 23 anos
Alan Empereur: 28 anos
Paulão: 36 anos
Igor Cariús: 28 anos
Rafael Gava: 28 anos
Pepê: 24 anos
Everton: 33 anos
André Luis: 24 anos
Rodriguinho: 34 anos
André Felipe: 31 anos