Federação de Canoagem exalta Ana Sátila e critica falta de apoio ao esporte
- Redação
- 23 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
Ao exaltar o feito de Ana Sátilia no Pan-Americano de Toronto (Canadá) como carreira planejada na Canoagem Slalom, o presidente da federação da modalidade, Darcy Oberdan de Souza, puxou a orelha do prefeito de Primavera do Leste, Érico Piana, e seu secretariado, em não continuar apoio ao esporte.
A esportista esteve com 16 anos na Olimpíada de Londres e será destaque na competição olímpica no Rio de Janeiro no ano que vem. Ana Sátila ganhou medalha de ouro na categoria C1 da modalidade no Pan-Americano e prata na categoria K1 no fim de semana. O deputado Zeca Viana manifestou-se na rede social Facebook sobre a conquista da medalhista. “Ana Sátila sempre foi apoiada por nós, pelo meu irmão Getúlio quando treinou na cidade. É um orgulho para sua geração”, disse.
Darcy Oberdan conta que o resultado do desempenho de Ana Sátila é parte do planejamento de carreira e incentivo ao esporte feito há quase uma década, que contou com empenho do primeiro presidente da federação, José Carlos Zanollo, dele e do ex-prefeito Getúlio Viana. Esse trabalho iniciou em 2007, quando Zanollo chegou à federação.
“É uma alegria e todos estão de parabéns pelo reconhecimento mundial da Ana Sátila”, afirma. “Eu tinha visão de que Ana Sátila seria atleta de alto desempenho. Quando tinha campeonato no Brasil, com 35 crianças e adolescentes, ela ia uma semana antes para se adaptar”, afirma Darcy.
“Carregamos a federação por nossa conta, com apoio do técnico da Ana Sátila, o italiano Evaldo Ettore, do ex-prefeito Getúlio Viana. Fui seu secretário. Quando Getúlio terminou a gestão, deixamos 57 barcos, coletes, capacetes e remos no centro de treinamento”, lamenta. “Hoje a canoagem está abandonada em Primavera do Leste. Nem o prefeito, a secretária, nem a coordenadora dão apoio nenhum”, diz.
O presidente da federação afirma que já enviou diversos ofícios à Prefeitura para retornar os materiais para a federação continuar o trabalho. “O Departamento de Canoagem em Primavera não tem conhecimento técnico. É uma questão de picuinha, eles não liberam os materiais”, critica.
Na rede social, diversos técnicos e treinadores da época que o projeto começou há 8 anos saudaram o desempenho de Ana Sátila e demais atletas da canoagem slalom nacional, mas criticaram o desmonte feito no esporte.
“Em 2007, com cerca de 20 crianças, entre elas estavam Ana Sátila. Em 2010, com 14 anos, ela foi campeã adulta Sênior, mas ela era da categoria Junior”, conta Darcy Oberdan. Ele sucedeu Zanollo e preside atualmente a Federação Mato-grossense de Canoagem Stalom e é vice-presidente da Confederação Brasileira do esporte.
Em março de 2012 ela obteve índice técnico para Olimpíada de Londres. Este ano, ela foi campeã mundial Júnior e vice-mundial nas categorias em que disputa.
Darcy afirma que um trabalho de organização do esporte em Primavera do Leste, em nível de Mato Grosso e Brasil. No planejamento para melhor condição de atletas treinarem e competirem foram feitos 4 núcleos de canoagem no Brasil a partir do trabalho de 16 federações no país. Primavera do Leste (MT), Macaé (RJ), Piraju (SP) e Foz do Iguaçu (PR), onde está o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Canoagem Slalom.















Comentários