Fisioculturista dá dicas de como melhorar corpo e autoestima
- Redação
- 7 de abr de 2015
- 2 min de leitura
Loira, magra, sorridente, corpo esculpido em músculos, um bronzeado saudável e cheia de disposição. Essa é Fabíola Salles, que hoje é mais conhecida como Fabi Salles, nascida e criada em Cuiabá, a administradora de empresas tornou-se fisioculturista e atualmente compete na categoria bikini fitness.
Para chegar até os campeonatos, Fabi precisou enxugar 10kg e para isso passou a seguir uma dieta mais restrita e a treinar com o acompanhamento do personal trainer da academia Cultura Física, Cristovão Santiago.
A atleta recomenda uma boa alimentação, o auxílio de um nutricionista, a pesquisa sobre os alimentos e a reeducação alimentar. Segundo ela, existem algumas regrinhas básicas como beber bastante água, comer de três em três horas, dividir as calorias do dia igualmente para todas as refeições, exceto no pré e no pós-treino que você precisa de mais energia, abusar das verduras e legumes e mastigar os alimentos bem devagar.
“Muitas vezes levanto da mesa quase com fome, garanto que 10 minutos depois fico satisfeita. Esse é o tempo que o nosso cérebro demora para assimilar que já estamos de fato alimentados”, explicou.
Durante a preparação para os campeonatos, o cinto aperta e Fabíola vive do que chama de ‘dieta do vento’. “Quase não como nada, porque a alimentação se torna muito limitada. Me baseio em um cardápio ‘eatclea’, com proteínas, carboidratos simples ou complexos dependendo da hora do dia, além de muita salada”.
A vontade de participar de campeonatos começou em 2014 quando a atleta desafiada por seu personal se sentiu motivada a mudar. “Eu já vinha comendo alimentos saudáveis há algum tempo, e embora não fosse gordinha, sempre tive bastante perna e bumbum, o que me incomodava um pouco. Passei dos 62 para os 52kg, e com baixo percentual de gordura fui convidada para participar de campeonatos”, lembra.
Fabi participou do 16º Campeonato Mato-Grossense de Culturismo em julho do ano passado na Categoria Bikini Fitness e conquistou o segundo lugar mesmo sem ter tempo suficiente para se preparar. Além da musculação, a atleta pratica a Swácthya Yoga que traz o equilíbrio perfeito entre a mente e o corpo, conforme ela relata.
Desde que a academia Cultura Física inaugurou, em 2011, Fabi começou a treinar cinco vezes por semana, dividindo seu treino em três partes: superiores, inferiores e cardio ou aeróbico. “No começo minha família ficou um pouco preocupada com a mudança do meu corpo, mas logo entenderam como é a categoria e me apoiaram, e assim como meus amigos foram ao campeonato em Cuiabá e torceram muito por mim. Alguns colegas até se sentiram estimulados e começaram a treinar também, o que foi extremamente gratificante”.
Durante a fase preparatória para o segundo campeonato que participou, o Sul Brasileiro, Fabi lembrou que sentiu vontade de comer os alimentos considerados proibidos, como doce, refrigerante, fritura, sal e álcool. A atleta obteve o quarto lugar no campeonato realizado em novembro do ano passado em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
“Agradeço sempre a todos que me apoiam e acreditam no meu potencial, quero continuar levando Cuiabá e o time da academia Cultura Física para os campeonatos que participar”, finalizou.















Comentários