FMF anuncia a criação do Departamento de formação de Base
Após a pauta com os Clubes, em reunião realizada na Arena Pantanal nesta quinta-feira (28), entre a Federação Matogrossense de Futebol e os dirigentes esportivos, foi dado prosseguimento a reunião, que contou com a participação também dos presidentes das Ligas Amadoras do interior de Mato Grosso. O presidente da FMF, Helmute Lawisch, debateu com os dirigentes quais necessidades e prioridades das ligas amadoras e em seguida divulgou a criação do departamento de formação da base, dentro da entidade, que vem de encontro com os anseios dos presidentes das Ligas.
Lawisch destacou que a ideia da criação do departamento tem a finalidade é promover maior fomento do futebol de base. Ele anunciou como uma das medidas para incentivar a categoria é a realização da Copa Pantanal sub-17, que será disputada em dezembro. Um calendário de base também foi tratado e a tendência é que em 2015, seja disputado o primeiro Campeonato Mato-grossense sub-15, com a participação de diversos times de todo o Mato Grosso.”O Nosso futebol precisa de uma renovação de talento, é importante parar de importar talentos de fora, temos pessoas aqui no Mato Grosso, é somente trabalhar na formação da categoria base”, comentou o presidente.
O coordenador das categorias de base do Rondonópolis, Márcio Schmidt, vê com bons olhos a implementação do departamento de base e avalia como muito positiva a reunião para discutir sobre a categoria. A ideia do departamento agradou bastante. “É realmente uma ideia pioneira, o primeiro grande passo para categoria de formação”.
Schmidt ressaltou que o inicio dos atletas na categoria de base é como na questão educacional tem que começar de cedo. Ele citou como exemplo que o Rondonópolis, trabalha desde a categoria do sub9. “Esses atletas dessa idade que já conhece essa realidade e já tem referencia de nível, com isso temos um bom resultado”, disse Schmidt.
Foto: Assessoria FMF














Comentários