Futebol retorna na Alemanha e mundo inteiro observa medidas necessárias
- Redação
- 15 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Com muitas incógnitas e exigências, pouco a pouco o futebol terá sua retomada na Europa. Neste sábado (16), a Bundesliga, na Alemanha, será acompanhada por todos os continentes, pois é a primeira liga entre as grandes que recomeçará durante a pandemia da covid-19.
Diante de um protocolo rígido e com os portões fechados ao público, além de testes do Coronavírus em todas as pessoas envolvidas nas partidas, a primeira data do calendário do retorno já inclui um clássico entre Borussia Dortmund e Shalke 04, que será pela 26ª rodada da competição.
No país, a covid-19 foi controlada e o governo está bem equipado para lidar com a situação, porém a retomada ainda parece arriscada. A questão é que os clubes da primeira divisão temem um prejuízo aproximado a 800 milhões de euros caso o campeonato não seja finalizado.
Todo os continentes acabarão observando os resultados deste primeiro passo na Alemanha, para saber como será esse teste em um país de primeiro mundo. Em alguns outros países da Europa, com destaque no futebol mundial, como Inglaterra e Itália, possuem previsão de retorno para junho. Na Espanha, o assunto não está sendo cogitado no momento.
PROTOCOLO MÉDICO ADOTADO
O conceito elaborado no futebol profissional na Alemanha se baseia em três pilares. O primeiro é o monitoramento das doenças infecciosas, caso da covid-19. O segundo pilar é ser rígido no controle de higiene e manter o distanciamento social nos treinos e partidas ao máximo. O terceiro pilar são os testes constantes e repetitivos.
Os jogadores tiveram uma quarentena de uma semana antes da volta aos jogos, para garantir que não terão pessoas contaminadas nos locais da partida, pois estarão em contato com pessoas de diferentes lugares. Os jogadores de cada time já possuem um contato mínimo, mas é importante toda precaução no primeiro contato entre times.
As realizações dos testes ajudam provisoriamente. Se houver resultados negativos para todo o elenco, seguem as medidas preventivas e não há alarme. Quando um jogador testa positivo as autoridades são notificadas. Neste contexto, é uma questão assumida pelo governo e eles decidem o que deve ser feito.
IMPRENSA
No caso da imprensa, o número de jornalistas no estádio será reduzido. As entrevistas precisarão ser mantidas com o distanciamento ou até separados por uma proteção de vidro entre o jornalista e o entrevistado.















Comentários