O ginásio poliesportivo Aecim Tocantins, inaugurado no dia 31 de maio de 2007, começou a receber neste último fim de semana as placas que captam a energia solar. De acordo com o ex-professor de gestão ambiental da Unic, Adriano Santana, que dá suporte na saúde, segurança e meio ambiente nas mudanças energéticas do ginásio, disse que serão instaladas umas 200 placas.
“É um serviço lento que exige atenção em dobro dos funcionários. Os trabalhos de instalação das placas devem demorar cerca de 40 dias, mas vale a pena”, argumenta.
A empresa responsável pelos trabalhos, 3E Engenharia, informou que a mudança no fornecimento de energia comum para a solar vai trazer muita economia para o estado e melhorar 100% a qualidade da iluminação de todo o complexo poliesportivo.
“O que já era bom vai ficar melhor ainda”, diz com convicção o administrador do ginásio, Antonio Marques da Silva Filho. Ele lembra que desde a inauguração do Aecim Tocantins em maio de 2007, nunca recebeu uma reforma desse nível em sua estrutura de energia elétrica.
O major Gabriel Francisco Teixeira de Oliveira, subcomandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, instalada no 1º piso do Aecim, diz que a mudança vai gerar economia financeira, melhoria na qualidade da iluminação e até no meio ambiente. “É um trabalho digno de ser reconhecido pela sociedade”, afirma.
Vários técnicos estão trabalhando nas substituições das lâmpadas do complexo esportivo. O Aecim Tocantins tem capacidade de 11.500 torcedores sob a administração do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em comum acordo com a Energisa, fornecedora de energia elétrica.