top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Motovelocidade

27 de novembro de 2025 às 18:41:37

Redação

Investigação do FBI inclui Copa de 2014 no Brasil

A investigação do FBI sobre a corrupção na Fifa, que já causou a renúncia do presidente da entidade Joseph Blatter, alcançou a organização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Os agentes estão investigando a ligação entre o antigo dirigente da CBF, Ricardo Teixeira, e o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, acusado de repassar, em 2008, US$ 10 milhões em propina para Jack Warner, ex-presidente da Concacaf.

Ao todo, as últimas cinco copas estão sendo investigadas, assim como as eleições para as escolhas das Copas de 2018, na Rússia, e 2022, no Catar. Em depoimento para a corte de Nova York, o ex-membro do comitê executivo da Fifa, Chuck Blazer, afirmou ter recebido propina para ajudar na escolha da África do Sul, em 2010, e ter facilitado o pagamento de suborno durante a Copa de 1998, na França.

Blatter é envolvido diretamente pela primeira vez

A cada dia, aparecem novas denúncias contra a Fifa. Pela primeira vez, uma delas atingiu diretamente o presidente da entidade, Sepp Blatter. O presidente da Associação de Futebol da Irlanda do Norte, John Delaney, afirmou que a entidade que administra recebeu 5 milhões de euros de Blatter para não entrar na justiça antes da Copa de 2010.

A ameaça aconteceu devido a um erro grave do juiz em um jogo de repescagem entre a Irlanda e a França. Henry, atacante francês, usou a mão para criar o GOL que classificou seu país para a Copa. Os irlandeses afirmaram que entrariam na justiça para que o mundial tivesse 33 times e Blatter pagou para que a associação desistisse da ideia.

O ex-craque do futebol brasileiro Zico expressou o desejo de concorrer à presidência da FIFA após a renúncia de Joseph Blatter no início da semana, na última terça-feira, 2.

Blatter abalou o mundo do futebol ao anunciar sua renúncia um dia depois de ser reeleito para um quinto mandato no comando da organização mais poderosa do futebol mundial. A decisão de Blatter teve como estopim uma investigação de corrupção do FBI em que ele é considerado um suspeito.

Zico, de 62 anos, jogou três Copas do Mundo, serviu como ministro dos Esportes do Brasil na década de 1990 e tem décadas de experiência em todos os níveis do esporte, incluindo como técnico no Japão, Turquia, Rússia, Grécia e no Oriente Médio.

“Por que não?” perguntou ele em um post no Facebook. “Minha vida sempre foi no futebol. É uma paixão que eu tenho servido com seriedade e respeito no Brasil e em outros países. Fui ministro dos Esportes, tenho experiência no meu clube e em ajudar o Kashima no Japão. Eu coloquei o futebol acima da política.”

Zico, que levou o Flamengo para a Copa Intercontinental em 1981 e atuou na seleção nas Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986, admitiu que ainda não tem apoio para lançar sua candidatura, mas disse que pretende acompanhar como essa ideia evolui.

“Eu não tenho nenhum apoio ainda, mas se a vaga está aberta, então eu posso concorrer (para presidente) da FIFA. É apenas uma ideia por enquanto… Mas quem sabe?”

Outros pretendentes – Zico não é o único de olho no cargo. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na terça-feira, 2, que o ex-jogador argentino Diego Maradona deveria se candidatar.

“O presidente da federação internacional de futebol deveria ser Diego Armando Maradona ou alguém do tipo”, disse Maduro durante seu discurso semanal televisionado. “Diego Armando Maradona denuncia a Fifa há anos, eles o ameaçaram e eles riram dele”, acrescentou.

Maradona é abertamente crítico a Blatter e, nas últimas eleições, deu apoio ao príncipe jordaniano Ali Bin al-Hussein.

Enquanto Zico e Maradona são apostas improváveis no curto prazo, Hussein está entre os favoritos para assumir o cargo no lugar de Blatter. Outros dois candidatos com chances de assumir a vaga são o empresário sul-corano Chung Mong-Joon, uma das figuras mais influentes do futebol asiático que já foi vice-presidente da Fifa, e o atual presidente da Uefa, Michel Platini.

Comentários


Próximos Jogos
Mato-Grossense

1

Mixto

18

8

12

2

Cuiabá

16

8

13

3

Operário VG

16

8

7

4

Primavera

13

8

6

5

Nova Mutum

10

8

-11

6

União Rondonópolis

9

8

-1

7

Luverdense

8

8

-7

8

Sport Sinop

5

8

-10

9

Academia

1

8

-9

bottom of page