Jaciara: capital do esporte de aventura
Os irmãos Leandro, Leonardo e Leopoldo Mendonça, não sabiam a dimensão do ato quando desceram pela primeira vez com um bote o rio Tenente Amaral, na bacia do São Lourenço, no interior do estado do Mato Grosso. Tal espírito aventureiro veio mais a frentre afirmar a “terra da cachoeira da Fumaça” como a capital dos esportes radicais do centro-oeste.
Mas este resultado não veio em vão, a prática de esportes de aventura como rafting e rapel, junto ao aperfeiçoamento da qualidade técnica, foram os primeiros passos para consolidar os esportes de aventura no trade que hoje movimenta a economia da cidade.
Foto – legenda: Rafting movimenta economia local e forma atletas vencedores. Na foto Murilo Araujo, de 16 anos guia de rafting no surf do rio Tenente Amaral.
Na busca de melhorar o atendimento estudos na area do turismo apontaram um resultado: necessidade de certificação. Esta profissionalização do trade traz segurança e qualidade na operação, um conforto para o cliente que vem conhecer as belezas da região.
Para isso o caminho das empresas é buscar, através da Associação Brasileira de Esportes e Turismo de Aventura (ABETA), certificar-se. O selo de qualidade Inmetro, agrega qualidade técnica, recicla conceitos e certifica as atividades de aventura no panorama nacional. Tal ação vem do movimento ecoturístico que preza em sua prática bem-estar, saúde e consciencia ambiental.
Para o guia de rafting e diretor da empresa Nativão Roots Adventure
www.nativao.com.br, Rafael Sonsin: “Esta evolução conceitua o tursimo de aventura e emprega a potencialidade sócio econômica e ambiental da região”.
Os desafios para 2012 são grandes, o descaso com a gestão da última temporada de esportes radicais em 2010 e a ausência da edição no ano de 2011 não são motivos para desânimo. A expectativa é que os investimentos para a copa do mundo de 2014, dupliquem a BR-364 que liga Cuiabá a Rondonópolis. “É preciso mais visibilidade ao turismo de aventura por ser uma indústria limpa, gerar renda e proteger o rio. Jaciara é conhecida como a capital do esportes radicais, a temporada de esportes de aventura deixou uma história aqui, isso nos move.” afirma o guia.
Nada contra os outros destinos, mas Jaciara é radical.
Por Victor Vieira














Comentários