top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Brasileirão Série D

19 de maio de 2024 00:33:05

Redação

Paulistão: Ponte Preta derruba último invicto, o ainda líder Corinthians

São Bernardo deu show em casa e Linense derrubou o Mogi Mirim.

E caiu o último invicto no Paulistão. A Ponte Preta derrubou o Corinthians, em pleno Pacaembu, por 1 a 0, nesta quarta-feira de cinzas, num jogo que era aguardado com muita expectativa. Apesar da derrota, o Timão ainda lidera o Paulistão, com 25 pontos, mas agora tendo ao seu lado outras duas grandes forças. São os rivais, Santos, que bateu a Portuguesa, por 3 a 0, na Vila Belmiro e o Palmeiras que virou em cima do Noroeste, por 2 a 1, em Bauru.

Os três têm sete vitórias. A liderança do Timão é por uma leve vantagem no saldo de gols em relação ao Santos: 16 a 15. O Palmeiras tem saldo 10. O curioso é que o São Paulo também pode atingir os 25 pontos, nesta quinta-feira, desde que confirme o seu favoritismo em cima do Ituano, no Morumbi.

Méritos para a Ponte

E não é fácil vencer o Corinthians no Pacaembu. Ano passado, o Corintians só perdeu duas vezes no “seu estádio”, para Grêmio e Atlético-GO, no Brasileirão. Esta foi a quinta vitória da Macaca como visitante, chegando agora aos 24 pontos, em quarto lugar. Ela também alcançou a sua quinta vitória seguida na competição.

O maior mérito pontepretanbo foi marcar em cima o artilheiro Liédson e mostrar força no sistema defensivo. O gol da vitória foi marcado por Éverton Santos, no começo do segundo tempo.

Peixe passeia na Vila

O Santos voltou a mostrar bom futebol e venceu, com facilidade, a irregular Portuguesa, por 3 a 0, com gols de Neymar (2) e Léo. A Lusa continua com 14 pontos, agora em 12.º lugar, e sem dar pespectiva de lutar por uma vaga na segunda fase – o mínimo que devia ser esperar dela, ficar entre os oito melhores.

Reação dos ameaçados

A ameaça de rebaixamento dentro do Campeonato Paulista está impulsionando os últimos colocados a promoverem uma reação e mudanças na tabela de classificação. Isso ficou bem claro, nesta quarta-feira, na abertura da 12.ª rodada. Clubes ameaçados, como Linense, São Bernardo e Noroeste, venceram e respiraram. O Palmeiras sentiu bem este “efeito descenso” ao sofrer muito para vencer, de virada, o Norusca, em Bauru, por 2 a 1.

Outra vez o Palmeiras decepcionou tecnicamente. Vinha de três empates que o derrubaram da liderança, mas desta vez conseguiu, no final do jogo, evitar a derrota para o valente Noroeste, cheio de desfalques, porém, bem armado pelo experiente técnico Lori Sandri.

O gol do Norusca foi marcado por Giovani, de letra, ainda no primeiro tempo. Os gols palmeirense saíram apenas na parte final, quando o zagueiro Matheus, do time da casa, tinha sido expulso. Valdívia empatou, de falta, e Vinícius virou na etapa final.

O Norusca ficou com 10 pontos, em 17.º lugar, ainda na zona de rebaixamento. O Palmeiras ficou com 25 pontos, por enquanto na vice-liderança. De concreto, ultrapassou o Mirassol, que perdeu para o São Bernardo, por 3 a 1.

Linense vai bem

O time de Lins foi até Mogi Mirim e engoliu o Sapão. A vitória, por 1 a 0, foi justíssima e derrubou uma série de seis jogos sem vitória e outra série de quatro derrotas consecutivas. Parece que o trabalho do técnico Pintado começa, enfim, dar resultado.

O Linense tem nove pontos, fora da lanterna, mas em 19.º lugar, ainda na zona de rebaixamento. O Mogi Mirim, que vinha de duas expressivas vitórias fora de casa (sobre Americana e São Bernardo) mostrou dificuldade em superar o trauma de jogar em casa. O Mogi, com 15 pontos, ocupa posição intermediária.

São Bernardo derruba Mirassol

No ABC, o São Bernardo se reabilitou da derrota para o Mogi Mirim, por 4 a 2, ao golear o forte Mirassol, por 4 a 1. Atingiu os 14 pontos, em 12.º lugar, saindo da zona de descenso. O Mirassol perdeu a vice-liderança, caindo para a terceira posição, com 23 pontos.

Para o time da casa marcaram Elionar Bombinha (2), Reinaldo e Danielzinho. Enquanto Xuxa diminuiu para o Mirassol, surpreso pela força ofensiva do adversário. Méritos para o técnico Estevam Soares, que tem revolucionado o futebol do clube com o apoio incondicional da diretoria.

Outros resultados

O Santo André conseguiu, enfim, a sua primeira vitória ao bater por 1 a 0, o decadente Americana, que apanhou pela terceira vez seguida. A terceira derrota seguida impulsionou o técnico Edinho Nazareth entregar o cargo no time de Americana, ex-Guaratinguetá, que continua em oitavo lugar, com 16 pontos. O Ramalhão, apesar da vitória, continua na zona de rebaixamento, com 10 pontos, em 18.º lugar.

Na estreia do técnico Argel Fucks, o Botafogo interrompeu a série de três derrotas seguidas ao empatar com o São Caetano, por 1 a 1. Ms o tricolor continua ameçado, com 11 pontos, em 16.º. O irregular Azulão soma 13 pontos, em 13.º.

Em Presidente Prudente, o Bragantino também se reabilitou ao fazer 4 a 2 no Grêmio Prudente, esquecendo a derrota em casa para o Paulista, por 1 a 0. E voltou a brigar pela classificação, porque soma 16 pontos, em nono. O Prudente continua em situação complicada, com oito pontos e na lanterna.

Confira os resultados e jogos da 12.ª rodada:

Quarta-feira

Botafogo 1 x 1 São Caetano

Mogi Mirim 0 x 1 Linense

Santo André 1 x 0 Americana

Grêmio Prudente 2 x 4 Bragantino

Noroeste 1 x 2 Palmeiras

São Bernardo 4 x 1 Mirassol

Corinthians 0 x 3 Ponte Preta

Santos 3 x 0 Portuguesa

Quinta-feira

21 horas

Paulista x Oeste

21h50

São Paulo x Ituano

Próximos Jogos
19 de maio de 2024

2:30 PM

Série D do Brasileiro
Brasiliense
Mixto
23 de maio de 2024

8:30 PM

Copa do Brasil
Cuiabá
Goiás
25 de maio de 2024

5:00 PM

Série D do Brasileiro
Mixto
Real Brasília
Brasileirão Série A

1

Athletico-PR

13

6

6

2

Bahia

13

6

3

3

Flamengo

11

6

2

4

Botafogo

10

6

5

5

São Paulo

10

6

4

6

Cruzeiro

7

5

1

7

Atlético-MG

9

5

6

8

Red Bull Bragantino

9

6

1

9

Palmeiras

8

6

0

10

Internacional

7

4

1

11

Fortaleza

7

5

1

12

Grêmio

6

4

1

13

Vasco

6

6

-5

14

Criciúma

5

3

4

15

Juventude

5

4

-2

16

Corinthians

5

6

-2

17

Fluminense

5

5

-4

18

Vitória

1

5

-6

19

Atlético-GO

1

5

-6

20

Cuiabá

0

4

-10

bottom of page