Novo formato da Série B muda regras de acesso e cria 'playoffs' por vagas na elite
- Redação
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
Modelo mantém promoção direta aos dois primeiros e institui disputa no mata-mata entre 3º e 6º colocados; calendário de 2026 também foi definido

A Série B do Campeonato Brasileiro passará a ter um novo formato de acesso à Série A já a partir desta temporada. A mudança foi aprovada pelos clubes durante a reunião do conselho técnico realizada nesta quinta-feira (5) e estabelece a adoção de playoffs para a definição de parte das vagas na elite nacional.
Com o modelo validado, apenas o campeão e o vice-campeão da competição conquistarão o acesso direto. As outras duas vagas serão disputadas em confrontos eliminatórios entre as equipes que terminarem a primeira fase entre a terceira e a sexta colocação.
Os cruzamentos já foram definidos: o terceiro colocado enfrentará o sexto, enquanto o quarto medirá forças com o quinto. Na prática, mais equipes terão a oportunidade de disputar o sonhado acesso à elite nacional.
Nestes moldes, quem deve ficar de olho é o Cuiabá. Único representante de Mato Grosso na competição, a equipe auriverde busca voltar para a Série A, onde permaneceu durante quatro anos consecutivos desde o acesso em 2020.
Além da reformulação no sistema de acesso, também foi confirmado o calendário da Série B de 2026. A competição terá início no dia 21 de março e será encerrada em 28 de novembro, com os playoffs marcando o fechamento oficial da temporada.
Outro ponto definido é que, ao contrário da Série A, a Série B não sofrerá interrupções durante a realização da Copa do Mundo. Dessa forma, os jogos seguirão normalmente ao longo do período do torneio internacional, respeitando o cronograma até a definição dos clubes promovidos.










