Paulo Barrionuevo Jr projeta o União para 2026: "Mentalidade totalmente diferente"
- Kayo Henrique
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Presidente do Colorado eleito em abril planeja reestruturação do clube e mudanças estruturais para a próxima temporada

O ano de 2026 para o União promete mudanças estruturais. Com um calendário composto por Campeonato Mato-grossense e a Série D do Campeonato Brasileiro — de volta após um ano sem disputar — a equipe de Rondonópolis indica uma nova postura no mercado e na formação de atletas da base, visando futuras vendas e a inserção no profissional.
Em entrevista exclusiva para o Olhar Esportivo, o presidente do clube, Paulo Barrionuevo Jr, foi incisivo ao falar sobre como chega o Colorado para a próxima temporada e destacou o momento em que vive o time no cenário do Estado.
"Passamos por um momento de reestruturação do clube. Um momento de troca da diretoria, que acontece no final de abril para o começo de maio e com uma mentalidade totalmente diferente. São gestões totalmente opostas, pensamentos diferentes de como a gente vê o futebol e o novo momento que passa o futebol brasileiro", afirma o mandatário.
A atual temporada de 2025 foi curta para o União, que viu seu ano acabar no mês de março: no estadual, foi eliminado para o Operário VG nas quartas de final. Pela Copa Verde, caiu no caminho do Goiás e também se despediu precocemente da competição. Já na Copa do Brasil, foi derrotado pelo Vasco na primeira fase no Estádio Luthero Lopes.
Barrionuevo prioriza não repetir o feito, e avalia dar uma atenção maior para a formação de atletas da base. Ele aponta que os jovens projetados pelo clube possam gerar frutos não só em campo, mas também no futuro.
"O União precisa de uma gestão profissional, que olhe o futebol como um negócio, fortalecendo a categoria de base que eu acho fundamental para o crescimento do clube e para se tornar autossustentável em pouco tempo. Fizemos um investimento altíssimo nesses jovens e teremos oito ou nove atletas da base no elenco profissional do próximo ano", reforçou o presidente.
Paulo Barrionuevo Jr quer um Colorado protagonista dentro do futebol mato-grossense na próxima temporada. Coincidentemente, no recorte de 2019 até 2024, a equipe só não esteve presente na Série D apenas em 2022 — ano em que foi vice-campeão estadual.
"A postura do União em qualquer campeonato que ele dispute tem que ser de protagonismo. Nos últimos seis anos, disputamos quatro finais, isso mostra um pouco da nossa grandeza. Ano que vem, tenho certeza que não será diferente", completou Paulo.
O Campeonato Mato-grossense terá início no dia 11 de janeiro, enquanto a Série D começará no início de abril, no dia 5. O União conta com nove reforços confirmados, deve anunciar outros nomes nos próximos dias e mira a montagem de um elenco competitivo.











