top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Brasileirão Série B

28 de abril de 2025 às 00:34:00

Redação

Primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes é reconhecida como madrinha nacional do parajiu-jitsu

Requerida pelo deputado federal Coronel Assis, a sessão solene homenageou a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo

Virginia Mendes - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Durante sessão solene na Câmara dos Deputados que homenageava a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP), a primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi reconhecida como madrinha nacional do parajiu-jitsu, nesta terça-feira (03).


Presidida pelo deputado federal Coronel Assis (UNIÃO-MT), a solenidade tinha como objetivo dar visibilidade para a modalidade esportiva e ressignificar a vida dos paratletas. Na ocasião, o parlamentar se tornou padrinho nacional do parajiu-jitsu.


“Hoje é um dia histórico, pois abrimos as portas da Câmara Federal para receber os paratletas de jiu-jitsu, uma modalidade capaz de incluir e transformar a vida das pessoas. Esta é uma oportunidade para mostrar para o Brasil e o mundo a importância da Federação e o quanto essa modalidade pode fazer diferença na vida das pessoas com deficiência”, disse o deputado Coronel Assis. 


Fotos: Bruno Spada/Câmara dos Deputados


O diretor-geral do Parajiu-jitsu Inclusivo da Federação Internacional de Jiu-Jitsu e membro do Comitê Paralímpico Internacional, Chistian Horvath-Portele, concedeu a 26ª medalha da Federação Internacional de Jiu-Jitsu para a primeira-dama.


“Essa honraria representa a inclusão do esporte, e uma das homenagens mais importantes do mundo. Tenho certeza de que vamos ampliar a visibilidade do jiu-jitsu paradesportivo, que transforma a vida de tantas famílias. O Deputado Federal Coronel Assis está de parabéns por essa iniciativa. Os paratletas nos mostram que as dificuldades, que muitas vezes achamos que são grandes, são mínimas perto do que fazem”, escreveu Virginia Mendes nas redes sociais.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados


O diretor-geral para assuntos técnicos e esportivos da Federação Internacional da Jiu-Jitsu, e representante do Governo dos Emirados Árabes, Joachim Thumfar, também esteve presente na solenidade.


Participaram da sessão solene: o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), David Moura; o presidente da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo, Elcirley Luz Silva; a senadora, Rosana Martinelli (PL-MT), o deputado estadual de MT, Elizeu Nascimento (PL); o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo (PSD); e demais autoridades políticas de diversos estados brasileiros.


Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo


Criada em 2017 em Mato Grosso, a Federação tem sede em Canarana e busca promover a inclusão de pessoas com deficiência, abrangendo 29 categorias no parajiu-jitsu.


O presidente da entidade, o professor Elcirley Luz Silva, explica que uma das lutas tem sido incluir a modalidade nos Jogos Paralímpicos. “Tenho certeza de que com essa sessão teremos mais visibilidade e que vamos chamar a atenção de todo o planeta”.


Presidente da FBJJP - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Próximos Jogos
Mato-Grossense

1

Mixto

18

8

12

2

Cuiabá

16

8

13

3

Operário VG

16

8

7

4

Primavera

13

8

6

5

Nova Mutum

10

8

-11

6

União Rondonópolis

9

8

-1

7

Luverdense

8

8

-7

8

Sport Sinop

5

8

-10

9

Academia

1

8

-9

bottom of page