Prorrogada a votação para a escolha do pôster da Copa do Mundo de Cuiabá
Internautas poderão votar até o próximo dia 18 de novembro.
A votação para definir qual será o pôster da Copa do Mundo em Cuiabá foi estendida até o próximo domingo (18.11), ampliando a oportunidade de participação dos internautas. Outra novidade é a abertura de um posto de votação no Ganha Tempo, ao lado da Praça Ipiranga, em Cuiabá. No local, os visitantes terão acesso à internet para escolher o seu pôster favorito. A eleição é feita diretamente no site www.mtnacopa.mt.gov.br e o resultado será divulgado no dia 25 de novembro.
“Decidimos prorrogar por mais uma semana a votação dos pôsteres e ainda abrimos um ponto de votação para estimular a população. Desse modo, quem não tem acesso à internet terá um local à disposição para conferir as ilustrações e votar em uma das duas opções. O Ganha Tempo fica aberto de segunda à sexta, das 7h30 à s 18h30, e aos sábados o horário é diferenciado – das 7h30 à s 12h30”, disse o secretário Mauricio Guimarães.
O pôster será uma importante ferramenta de promoção e um item de suvenir muito especial para as todas as sedes da Copa do Mundo de 2014.
Na criação do pôster de Cuiabá, a Secopa promove as principais características da Cidade Verde, diferenciando-a de outras capitais que estarão promovendo o maior evento esportivo do mundo.
Entre as principais particularidades, o Governo do Estado divulgou as cores, as diversidades culturais e animais do Pantanal. Os pôsteres ainda reuniram a alegria do evento e do povo cuiabano expressadas nas cores vivas e variadas. Outro tema abordado é o futebol, representado pela bola nos pés do jogador.
Pôster 01
Na primeira ilustração, o tuiuiú e a onça (representando Cuiabá, Pantanal e sua fauna) dão as boas vindas ao mundo. Elas são apresentadas como se tivessem sido desenhadas a mão, transmitindo o sentido de emoção e pessoalidade na recepção dos turistas. As ondas, em volta da bola, mostram que nosso Estado e País estarão no centro do mundo. As cores destas faixas mostram a brasilidade do verde, azul e amarelo e o calor da recepção no laranja e vermelho. A população e o futebol foram representados pela torcida, alegre e vibrante, na base do pôster. O futebol foi homenageado por meio do gramado, que também é apresentado com cores vivas.
Pôster 02
O pôster 02, tem como pilares a alegria, o futebol, a humanidade, o Pantanal e o calor humano. As cores vivas e variadas expressam a alegria. O futebol é representado por meio do ícone da bola nos pés do jogador. O movimento da bola e as formas que a cercam traduzem também o dinamismo do esporte, do evento. Estas formas combinadas à s pernas do jogador trazem também um tom mais humano e representa a torcida pantaneira, envolvendo a bola de futebol. A cidade é identificada pelo mapa do Estado posicionado no centro da bola. Assim, mostramos que a cidade é a protagonista deste momento tão especial. A fauna é representada pelo tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal.
HISTÓRIA
A Copa do Mundo da FIFA 1998, na França, foi a primeira a ter pôsteres para promover o papel das Sedes em relação à competição. Na ocasião, foram convidados estudantes de arte da França para a elaboração das imagens. Em 2006, pela primeira vez, as sedes foram convidadas pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local (COL) para criarem seus próprios desenhos.














Comentários