Sem Calebe, Eduardo Barros adapta De Lucca como 'zagueiro construtor'
- Kayo Henrique
- 14 de out.
- 2 min de leitura
Dupla de volantes exercem nova função sob comando do treinador do Cuiabá e iniciam construção centralizados na defesa

Com 11 jogos completados no comando do Cuiabá e vindo de vitória por 1 a 0 contra o líder Coritiba, o técnico Eduardo Barros aderiu uma nova identidade desde a sua chegada ao clube auriverde nesta Série B. Na fase de construção, a equipe joga no 3-4-3, já quando se defende, recua seus blocos em um 5-4-1 — e tem dado certo.
Desde que começou a impor este estilo de jogo, o treinador foi derrotado apenas uma vez, para o Novorizontino por 1 a 0, na Arena Pantanal. O Tigre do Vale assume a terceira posição da competição nacional e é um dos grandes candidatos ao acesso.
Neste esquema, o volante Calebe vinha exercendo uma função nova sob o comando de Barros: recuado, o atleta de 22 anos foi readaptado na linha defensiva do Dourado, geralmente atuando como um zagueiro central 'construtor'. Titular absoluto, o jovem sofreu um trauma no joelho esquerdo e 'passou o bastão' para Patrick De Lucca.
De Lucca foi o escolhido do comandante auriverde para dar continuidade: contra o Novorizontino, entrou no decorrer da partida no lugar de Nathan, que é zagueiro de ofício, mas estava centralizado, ao lado de Sander — que atuou pela esquerda —, e Bruno Alves, que jogou no lado direito da defesa.
Contra o Coritiba, esteve entre os 11 iniciais e sequer foi substituído, terminando o duelo com bons números e uma bela atuação. O volante acertou 44 dos 46 passes realizados (96% de aproveitamento), além de ser efetivo em cinco das seis tentativas de bolas longas no jogo, segundo o Sofascore.
No entanto, Patrick levou o terceiro cartão amarelo diante do Coxa e vira desfalque confirmado para o próximo duelo, que será neste domingo (19), contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, às 17h30 (MT).














Comentários