Uefa faz alteração em sorteio da Liga dos Campeões
- Redação
- 21 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
A União das Federações Europeias de Futebol (Uefa) vai alterar a regra da composição dos potes para o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. A partir da próxima temporada, a entidade máxima do futebol europeu colocará no primeiro pote a equipe que defende o título da Champions ao lado dos sete campeões dos principais torneios nacionais do continente segundo o ranking da própria Uefa: Campeonato Espanhol, Inglês, Alemão, Italiano, Português, Francês e Russo.
No caso de o vencedor da Liga dos Campeões faturar também o título da competição nacional do seu país, o vencedor do Campeonato Holandês passa a integrar o primeiro pote. No caso, o PSV garante vaga por ter conquistado a competição holandesa de maneira antecipada.
Anteriormente, o pote dos cabeças-de-chave era composto pelo vencedor da Liga dos Campeões e pelos sete clubes melhor classificados no ranking da Uefa estabelecido no início da temporada, independente de sua nacionalidade. Apenas os componentes dos outros três potes serão definidos a partir do ranking de clubes.
Desse modo, não há como dois clubes do mesmo país figurarem no primeiro pote, o que fortalece os grupos e pode aumentar a quantidade de “grupos da morte”. Se as ligas europeias terminassem hoje, por exemplo, o Chelsea seria o cabeça-de-chave, fazendo o Arsenal ir para o segundo pote, ao lado de um campeão nacional.
Na Espanha, o Barcelona deixaria Real e Atlético de Madrid em grupos com outros cabeças-de-chave, caso nenhum dos dois faturassem o troféu da Liga dos Campeões, enquanto na França, o Lyon tiraria Paris Saint-Germain e Olympique de Marselha do pote principal. Atualmente, Benfica, Juventus, Zenit e Bayern de Munique lideram as competições nacionais de seus países.















Comentários