Cuiabá e River Plate-URU entram em campo nesta quarta-feira (27) com a necessidade da vitória para seguir em busca da classificação ao mata-mata da Sul-Americana. O duelo acontece na Arena Pantanal, a partir das 18h15, com ingressos a partir de R$ 10. Em situação mais delicada, a equipe do Uruguai amarga a lanterna do Grupo B da competição continental, com nenhum ponto somado e ainda sem balançar as redes adversárias na fase de grupos.
Com pouco poder ofensivo, o River estreou na Sula com derrota por 1 a 0 para o Racing, em casa. O time adotou uma estratégia conservadora, que se refletiu nas chances criadas. Foram apenas seis finalizações ao gol, contra 20 chutes do rival, além de ter ficado com a bola nos pés somente 25% do tempo. Mesmo com a postura defensiva, a equipe foi vazada já nos acréscimos da partida
Na rodada seguinte, o time uruguaio visitou o Melgar-PER e saiu atrás no placar logo no início, com gol de Bernardo Cuesta aos três minutos. Mais uma vez com menos posse de bola – 36% -, o River foi mais agressivo ofensivamente e criou oportunidades de gol, mas saiu derrotado por 2 a 0 do Peru.
Para avançar à fase de grupos da Sul-Americana, o time eliminou o Liverpool de Montevidéu, com triunfo por 1 a 0 na ida e 2 a 0 no jogo de volta.
Considerando os últimos cinco duelos da equipe comandada pelo técnico Gustavo Diaz Dominguez, foram dois empates, duas derrotas e uma vitória.
Na Liga Uruguaia, o retrospecto aponta para 53% de aproveitamento. O time ocupa a sexta colocação, pelos critérios de desempate, com 16 pontos – quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas.
No comando do ataque, o River Plate conta com o centroavante Nicolás Sosa, ex-Racing, Club León-MEX e Querétaro-MEX. Com cinco gols na temporada pelo time uruguaio, ele balançou as redes duas vezes na etapa preliminar para colocar o clube na fase de grupos da Sul-Americana.
Sosa divide a artilharia do River no Campeonato Uruguaio com o atacante Thiago Borbas, ambos com três gols. Borbas foi o autor do tento da vitória no jogo de ida contra o Liverpool, também pela fase preliminar da Sula.
Com chances mínimas de classificação ao mata-mata, o River Plate-URU entra para o duelo na Arena Pantanal com foco exclusivamente na vitória para seguir na briga. O duelo marca o fim do primeiro turno do Grupo B.