top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Motovelocidade

27 de novembro de 2025 às 18:41:37

Redação

“Ser mãe é ter um amor incondicional para toda vida”, disse

O dia das mães é comemorado em 10 de maio

“Ser mãe é ter uma enorme responsabilidade e possuir um amor fora do comum. Não há explicação que defina o que é ser uma mãe. Temos um amor incondicional que muda completamente nossas vidas. E a responsabilidade de formar filhos com princípios para que possam conviver em sociedade. E nisso a prática do esporte auxilia, em especial do tênis, pois ensina nossas crianças a serem gentis”, reflete uma mãe, Juliana Amabile Duarte.

A engenheira agrônoma, com mestrado e especialização, professora, tenista, esposa e mãe de Giovanni de 9 anos e Giulia de 6, Juliana Amabile conta que a própria família começou de um romance na faculdade. Ela conheceu o marido, Wallace Romio, quando ambos cursavam Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Começaram o namoro na primeira metade da década de 90 e se casaram em julho de 1999.

“Já moramos há cerca de 16 anos em Mato Grosso. Nossos filhos nasceram aqui. Wallace veio de Santa Catarina após formar. Eu fiquei lá fazendo mestrado e depois vim. Primeiro moramos em Diamantino e depois mudamos para a capital. Vim para trabalhar na Famato e na Univag. Ele veio e abriu empresa de gerenciamento e monitoramento ambiental”, conta Juliana.

O primogênito nasceu em 2005 e a caçula em 2008. Giovanni começou a praticar tênis fazendo “aulinhas” aos dois anos e meio. A Giulia aos quatro anos. A mãezona, que praticava outros esportes, se uniu à família em 2010. O precursor foi o marido, que jogava tênis desde os 11 anos, no mesmo clube que o ídolo Gustavo Kuerten, o Guga. Mas Wallace afirma que foi a esposa quem fomentou a união da família por meio do esporte.

De acordo com Giovanni, que quer ser tenista profissional, a mãezona é “muito legal [sic]”. Pois deixa os filhos fazerem um “monte de coisas [sic]”. E, segundo ele, ela brinca bastante com os filhos e, inclusive, com ênfase, joga vídeo game. O jovem atleta diz que todos se divertem bastante jogando Tênis em dupla. Algumas vezes ele e o pai versus a irmã e a mãe, outros vezes vice-versa. E cita que se espelha no tenista sérvio Novak Djokovic.

Segundo o marido, pai e vice-presidente da Federação Mato-Grossense de Tênis (FMTT), Wallace Romio, a esposa ajuda em todos os aspectos da família, desde o financeiro até a criação dos filhos. Diz que ela conduz a família tanto nos momentos de crises, quanto nos momentos de lazer. E conta que costumam viajar os quatro para todo canto, para competir ou assistir torneios de Tênis.

“O Tênis é magia para mim. Assisto e acompanho tudo que ocorre na modalidade. Tenho o sonho de apoiar nossos filhos a se profissionalizarem como atletas e ou a terem uma vida compartilhada com a prática do Tênis. É por meio do esporte que eles vão ter uma vida saudável. E a Juliana (a mãe) é muito responsável por isso acontecer. O esporte é nosso momento em comum. Nosso momento família”, revela Wallace.

Juliana conclui que a mãe é o pilar da família. Que ela é responsável por gerenciar todas as necessidades da família, materiais, fisiológicas e psicológicas. E comenta que os planos agora são de prover uma boa educação para os filhos e manter a prática esportiva como linha condutora de uma vida saudável. E que será com essa pensamento que ela guiará a família. 

Comentários


Próximos Jogos
Mato-Grossense

1

Mixto

18

8

12

2

Cuiabá

16

8

13

3

Operário VG

16

8

7

4

Primavera

13

8

6

5

Nova Mutum

10

8

-11

6

União Rondonópolis

9

8

-1

7

Luverdense

8

8

-7

8

Sport Sinop

5

8

-10

9

Academia

1

8

-9

bottom of page