Caminho árduo: Mixto quer voltar à Série C após 16 anos
- Redação

- 6 de ago.
- 2 min de leitura
Última vez que o Alvinegro da Vargas disputou a terceira divisão nacional foi em 2009

O Mixto Esporte Clube quer escrever um novo capítulo em sua história no futebol nacional. Após vencer a Portuguesa por 1 a 0, no Estádio Dutrinha, válido pelo jogo de ida da segunda fase da Série D, o Tigre chega para o confronto da volta no Canindé, em São Paulo, dependendo apenas de um empate para avançar às oitavas de final e seguir em busca do sonhado acesso à Série C.
O gol solitário da vitória foi marcado por Gilvan, que fez a torcida alvinegra ir ao delírio — duelo com a Lusa tem sabor especial porque remete ao passado do clube na terceira divisão. A última participação do Mixto na Série C aconteceu em 2009, ano que marcou uma grande transformação no cenário das divisões de acesso do futebol brasileiro.
Com a criação da Série D naquele ano, a competição sofreu mudanças em sua fórmula, e o Mixto acabou tendo uma campanha para ser esquecida. O time terminou na lanterna do seu grupo na primeira fase e foi rebaixado para a recém-criada Série D de 2010, ao lado de Sampaio Corrêa, Confiança e Marcílio Dias.
Aquela Série C de 2009 foi disputada entre 24 de maio e 19 de setembro e teve como promovidos ASA, Icasa, América Mineiro e Guaratinguetá. Desde então, o Mixto passou por anos de altos e baixos, oscilando entre competições estaduais e participações esporádicas na Série D, sempre com o sonho de retornar à terceira divisão.
Agora, 16 anos depois, o Tigre mantém viva a chama da esperança de encerrar essa espera. Se confirmar a classificação diante da Portuguesa para as oitavas e seguir firme até as semifinais, o Mixto poderá voltar à Série C e, quem sabe, reescrever a história que começou com frustração em 2009 e pode ter um final feliz em 2025.














Comentários