top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Futebol de Base

8 de janeiro de 2026 às 13:14:53

Redação

De Rosário Oeste para o Fluminense: Jemmes, mato-grossense que brilhou pelo Mirassol no Brasileirão

Defensor foi destaque em campanha marcada pela conquista da vaga na Libertadores no ano de estreia na competição nacional


Foto: Maxi Franzoi/Agif
Foto: Maxi Franzoi/Agif

Um dos principais destaques defensivos do futebol brasileiro no ano de 2025 nasceu em Rosário Oeste, no Mato Grosso, e irá disputar a Libertadores pelo Fluminense na próxima temporada. Jemmes, zagueiro de 25 anos, ajudou o Mirassol na campanha irretocável no ano de estreia da equipe paulista na elite do Brasileirão.


Para a disputa do torneio continental, só trocou de lado: o time do interior de São Paulo, logo no seu primeiro ano de Série A e sob comando de Rafael Guanaes, também disputará a Libertadores após ter ficado em quarto, mas Jemmes jogará a competição pelo Tricolor de Laranjeiras.


No campeonato nacional pelo Mirassol, disputou 37 das 38 partidas, anotou dois gols e contribuiu efetivamente para a solidez defensiva do clube. Terceiro na média de desarmes e interceptações, liderou os cortes por jogo em todo o Campeonato Brasileiro entre os jogadores do Leão Caipira.


A cidade de Rosário Oeste, localizada no interior do Estado, fica há 105 km da capital mato-grossense — aproximadamente 1h30 de viagem — mas foi no futebol paulista que o defensor fez trajetória. Iniciou sua jornada no sub-17 do Taquaritinga, atuou nas categorias sub-19 e sub-20 até ser integrado ao profissional.


Jemmes acumula passagens por Capivariano, União Suzano, Rio Branco-SP, Athletic-MG, Vila Nova e Mirassol. Agora, terá o maior desafio da carreira pelo Fluminense, nas disputas do Estadual, Série A do Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.


Uma das qualidades que culminaram na alta procura dos clubes brasileiros e do exterior pelo atleta é a sua saída de bola. No jogo de paciência de Guanaes, foi peça chave para aliviar e tranquilizar a primeira pressão adversária com passes entrelinhas — funcionando como um desafogo.


Antes de se transferir para o Fluminense, Jemmes era considerado um ativo do Mirassol pela diretoria do clube que, à época, adquiriu parte de seus direitos econômicos. Foi vendido para o clube carioca por R$ 22 milhões, que atravessou a proposta do Charlotte FC e hoje detém 70% do seu passe.

Próximos Jogos
Mato-Grossense

1

Mixto

18

8

12

2

Cuiabá

16

8

13

3

Operário VG

16

8

7

4

Primavera

13

8

6

5

Nova Mutum

10

8

-11

6

União Rondonópolis

9

8

-1

7

Luverdense

8

8

-7

8

Sport Sinop

5

8

-10

9

Academia

1

8

-9

bottom of page