Mixto completa 91 anos de história e tradição no futebol brasileiro
- Redação
- há 2 horas
- 2 min de leitura
No dia 20 de maio de 1934 nascia o maior campeão do estado de Mato Grosso; Alvinegro da Vargas projeta crescimento no futebol nacional

No ano de 1934, exatamente neste dia 20 de maio, nascia o clube com o maior número de títulos do futebol mato-grossense: o Mixto Esporte Clube. Com 30 títulos totalizados, sendo 24 no masculino e seis no feminino, o Tigre da Vargas surgiu em um casarão colonial na Rua Sete de Setembro, no centro de Cuiabá — quase em frente à Igreja Senhor dos Passos, onde funcionava a antiga Livraria Pepe, hoje tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Na ocasião, reuniram-se Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (Maninho) e Zulmira D’Andrade Canavarros, com o objetivo de criar um clube esportivo diferente dos padrões da época: um espaço que integrasse homens e mulheres em atividades culturais e esportivas, quando os clubes eram, em sua maioria, exclusivamente masculinos.
O Mixto nasceu com a proposta inicial de montar uma equipe de vôlei capaz de enfrentar a dominante equipe do Bosque. Pouco tempo depois, também foi formado um time de futebol, que viria a se tornar o mais vitorioso da história do futebol em Mato Grosso.
Clube do povo, uma das maiores armas do time em toda sua trajetória é o torcedor mixtense, que mais do que nunca impulsiona e vibra nas arquibancadas até mesmo nas adversidades. Através do fanatismo da torcida, aliado às mudanças no panorama estrutural e dentro de campo, o Alvinegro voltou a disputar uma competição nacional após uma década, quando conquistou a Copa FMF em 2023.
No mesmo ano, a história continuaria sendo feita através das Tigresas - a equipe feminina conquistou o título do Campeonato Mato-grossense e da Série A3 do Brasileiro Feminino. Um ano histórico de uma equipe que se transformou numa SAF, devolveu o orgulho ao torcedor e investiu mais de R$ 2 milhões em avanços tecnológicos e estruturais.
Em 2024, o Mixto tornou-se o primeiro clube de Mato Grosso a possuir um estádio de futebol, após assumir a concessão do Dutrinha pelos próximos 20 anos. Hoje, o seu domínio é majoritariamente pintado pelas cores preto e branco, além de colecionar momentos que marcaram ao longo de seus 91 anos de tradição.
Atualmente, o Mixto terminou em terceiro no estadual de 2025 em uma campanha invicta, disputa a Série D e projeta um desenvolvimento significativo para os próximos anos, envolvendo acesso e até mesmo o título sonhado da competição nacional.