Mixto e Portuguesa-SP voltam a se enfrentar após 62 anos
- Redação
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Tigre reencontra a Lusa após seis décadas em palco histórico do futebol mato-grossense, válido pela segunda fase da Série D

Após 62 anos, o Mixto volta a receber a Portuguesa-SP no estádio Dutrinha, em Cuiabá, neste sábado (02), às 17h (MT), em jogo válido pela ida da segunda fase da Série D do Brasileiro. O duelo marca o reencontro entre as equipes, seis décadas depois do primeiro embate.
O único confronto da história ocorreu em 1963, em amistoso no mesmo local, vencido pela Lusa por 2 a 1, com gols de Sílvio e Ivair, sob o comando de Otto Glória. O registro do jogo permanece preservado no Museu Histórico da Portuguesa, graças ao trabalho do curador voluntário Sérgio Henriques.
A Lusa só voltou ao Dutrinha uma vez desde então: em 2012, pela Copa do Brasil, contra o Cuiabá. Na ocasião, empatou em 1 a 1 no Mato Grosso e goleou por 4 a 0 no Canindé. Agora, decide a vaga pela próxima fase da competição nacional diante do Alvinegro da Vargas.

Com as emoções voltadas para o confronto de ida no mata-mata da quarta divisão nacional, o Mixto encara a Portuguesa reforçado e em um ano marcado por resiliência: são apenas duas derrotas em 2025, além do terceiro lugar de maneira invicta no Campeonato Mato-grossense.
Os comandados de Lucas Isotton somam um aproveitamento de 57,1% — seis vitórias, seis empates e duas derrotas em 14 jogos —, 4º colocado do grupo A5. Já a Lusa, líder do grupo A6, chega da fase de grupos com nove vitórias, três empates e duas derrotas, 71% de aproveitamento.
O duelo de volta está marcado para o dia 9 de agosto, no Canindé, às 15h (MT). A equipe lusitana decide em seus domínios, pela melhor campanha na Série D. A transmissão será realizada pelo Metrópoles no Youtube e com imagens.