Sinohara explica motivo dos atletas não receberem bolsa
- Redação
- 16 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Tem três anos que os atletas de Mato Grosso deixaram de receber ajuda financeira, por meio do ‘Bolsa Atleta’, paga pelo governo do estado. Atletas de Sinop, a 503 km de Cuiabá, por exemplo, percorrem o país para representar o estado em competições com equipamentos e não recebem apoio no custeio de despesas com passagens, hospedagem, alimentação, entre outras.
Segundo o secretário-adjunto de Esportes do estado, Pedro Sinohara, o cadastro dos atletas feito em 2010 não foi homologado por falta de orçamento. O ciclista Daniel Pianovski é um dos seis primeiros atletas do ranking brasileiro de ciclismo, na categoria ‘mountain bike’. Ele tem o direito de receber o benefício do ‘Bolsa Atleta’, no valor de R$ 800 por mês para se manter no esporte, mas não tem recebido, que ao ano são R$ 9.600,00 – O ciclismo é a modalidade que mais tem atletas inscritos junto ao programa. Mais de um terço das Bolsas Atletas serão destinados aos atletas das modalidades do Ciclismo Olímpico e Cross Country Olímpico.
Os valores hoje beiram a casa dos 10 milhões de reais, cita Manoel Lima, dirigente da FMTC. Pianovski teve o cadastro aprovado em 2012, até hoje não recebeu nada. “Já é difícil se manter no esporte e temos o objetivo de ficar entre os seis primeiros em nível nacional”, comentou Daniel. O ciclista ainda disse que até hoje está à espera de receber a bolsa. “Tenho o direito de receber o auxílio desde 2010, pois me enquadrei nos requisitos que a lei prevê. Fizemos o protocolo na Secretaria Estadual de Esportes e até o momento não tivemos nenhuma resposta”, disse.
O secretário-adjunto foi até Sinop para se reunir com representantes do segmento esportivo e conhecer as necessidades dos atletas da cidade. Na ocasião, Sinohara explicou porque os atletas não estão recebendo a bolsa. “Os atletas fizeram esse cadastro em 2010 e o material foi recolhido. Em seguida, passou por análise, mas o secretário daquele ano, não homologou. A justificativa do secretário que estava na época é de que não tinha orçamento para o custo”, explicou. Ainda segundo ele, é preciso que os atletas façam um novo cadastro.
A estimativa é que a partir do 2º semestre os atletas serão beneficiados. “Nós vamos receber (os cadastros) em agosto para que essencialmente o grupo de 2015 comece a receber provavelmente o benefício em setembro”, afirmou.















Comentários