top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Futebol Mato-Grossense

10 de dezembro de 2025 às 19:25:38

Redação

Heverton Perereca completa 350 jogos atuando por equipes mato-grossenses


O goleiro cuiabano alcança a marca histórica de 350 atuações defendendo times de Mato Grosso ao longo da carreira. A data marcante será no dia 23 de fevereiro, no estádio Dutrinha, pela nona rodada do Campeonato Estadual 2013, contra o Cacerense.

Atualmente, Perereca defende as cores do Mato Grosso Esporte Clube, antigo Palmeiras do Porto, que em 2013 iniciou sua história como o novo time do estado e vem fazendo uma boa campanha no campeonato mato-grossense, ocupando no momento a vice-liderança da competição.

O primeiro jogo do goleiro profissionalmente foi com 17 anos, em 1996, pelo Mixto, onde entrou no segundo tempo da semifinal contra o Sinop, no estádio Gigante do Norte. Na ocasião, Perereca substituiu o goleiro Edilson, ex-Corinthians e terminou campeão neste ano.

Heverton Perereca atuou em diversos clubes do estado. Começou no Mixto, jogou pelo Berga, Dom Bosco, Operário, Sorriso, Sinop, União, Vila Aurora, Cuiabá, Luverdense e Cacerense, conquistando três campeonatos estaduais e três Copas Mato Grosso.

VEJA a reportagem do Olhar Esportivo com o atleta:

OE: Qual o sentimento de completar essa marca histórica?

Heverton: “O sentimento é ímpar, estou muito feliz, minha família está feliz, todos estão felizes. Sempre eu perguntava aos meus pais, será que quando eu parar de jogar futebol vou ficar gravado na história de Mato Grosso? Agora tenho certeza que sim”!

OE: Quais os melhores momentos da sua carreira?

Heverton: “Tive momentos bons no Mixto, no Cuiabá, Cacerense e Luverdense. Tirando o Mixto, nos outros três clubes que citei eu fui campeão e vou ficar marcado, pois esses clubes ainda não tinham conquistado títulos e graças a Deus fui pé quente na história deles”.

OE: Qual foi o mais importante?

Heverton: “Todos títulos foram importantes, não tenho um em especial, título é sempre importante”.

OE: E o jogo, você tem algum que é marcante, inesquecível?

Heverton: “Tenho cara, foi em 2007, estava atuando pelo Cacerense, ficamos entre os quatro e tinhamos dois jogos em Rondonópolis, sabíamos que tinhamos que fazer três pontos nesses confrontos, para poder decidir em casa. Perdemos o primeiro jogo para o Vila por 2 a 1 e depois fomos jogar contra o União, que tinha um timaço. Tava o Elivelton, Zumbi, Valdir, Paulo Sérgio goleiro, etc. Saímos perdendo, tomamos 3 a 0 e depois viramos o jogo para 5 a 3 e fomos campeões. Essa batalha foi muito marcante, nunca esqueço desse jogo”!

OE: Pois é, pelo Cacerense você atuava e agora você vai completar 350 jogos contra eles.

Heverton: (Risos). “É o destino, justamente contra o Cacerense, por onde tive conquista e fui muito feliz, vai ser outro jogo marcante se Deus quiser”.

OE: Quando você decidiu que seria goleiro? Em qual goleiro você se espelha?

Heverton: “Quando eu vi que na linha não dava pra mim, apesar de saber jogar com os pés. (Risos, risos) Aliás, uma das minhas qualidades é jogar com os pés, mas fui para o gol e sou muito fã do Taffarel”.

OE: Quando adolescente, começou a jogar onde?

Heverton: “Comecei na escolinha do Boa Esperança, com o Profeta e depois fui para o Uirapuru”.

OE: Quem fez parte dessa sua história, além da sua família?

Heverton: “Primeiramente, agradeço a Deus por tudo que ele realizou na minha vida. Também agradeço ao Profeta, que me ensinou muita coisa, ao Gil Gusmão, ao técnico Éder Taques, Washingtom Dornelles, pessoas que sempre acreditaram no meu trabalho e claro a dois treinadores de goleiro que participaram diretamente na minha carreira, que é o Vandeco e o Carlos Pedra”.

OE: E a família?

Heverton: “Meus pais foram o meu suporte nos momentos mais difícieis, tenho muito a agradecer eles e também a minha esposa e meu filho pelo que eles fazem por mim a cada momento”.

OE: Parabéns Heverton por essa marca, por mais essa conquista, que você sempre tenha felicidade e obrigado por estar nos cedendo essa entrevista, que é muito gratificante para a gente que ama o esporte e sentimos felicidade em ver atletas vencedores como você, muito obrigado.

Heverton: “Eu também agradeço, espero que vocês continuem divulgando o esporte mato-grossense, o futebol e sempre os atletas, que merecem essa valorização, pois passam por muitas dificuldades na carreira. Abraço”.

O goleiro também teve passagens por clubes fora do estado. Jogou pelo Ceilândia(DF), União Barbarense(SP), Comercial de Ribeirão Preto(SP), CSA(AL), Campinense(PB) e Coruripe(AL).

Diogo Silva, outro goleiro cuiabano, que está no Vasco da Gama, mandou o seu recado para o Heverton Perereca, pois treinou junto com ele no início da carreira e realizou um evento solidário no fim de ano em Cuiabá.

“O Perereca apesar de não ser alto é um gigante no gol, merece essa marca e muito mais. Parabéns a ele e que Deus continue abençoando a vida profissional, conjugal e etc. Uma coisa que ele sempre falava para mim é, trabalha, trabalha, para depois você vencer”.

Ficha Técnica

Nome: Heverton Santos de Oliveira

Apelido: Perereca

Data Nasc.: 15/04/1978

Altura: 1m81cm

Naturalidade: Cuiabá

 
 
 

Comentários


Próximos Jogos
Mato-Grossense

1

Mixto

18

8

12

2

Cuiabá

16

8

13

3

Operário VG

16

8

7

4

Primavera

13

8

6

5

Nova Mutum

10

8

-11

6

União Rondonópolis

9

8

-1

7

Luverdense

8

8

-7

8

Sport Sinop

5

8

-10

9

Academia

1

8

-9

bottom of page